sábado, 16 de fevereiro de 2013

Apenas 25% das obras do VLT estão concluídos

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
16.02.2013
Trabalhadores correm contra o tempo para deixar o modal pronto para a Copa do Mundo de 2014

As obras da linha férrea do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligará a Parangaba ao Mucuripe chegam a 25% de execução. O ramal é uma das principais intervenções em Fortaleza com vistas à Copa do Mundo de 2014 e corre contra o tempo. O prazo de entrega é dezembro deste ano e os processos das desapropriações prosseguem. Atualmente, 12 frentes de trabalhos levam adiante a linha por onde passará o novo modal, sendo que elas acontecem aonde não existem problemas com as famílias que terão que deixar a área.

A previsão é que, depois de entrar em operação, o VLT beneficie cerca de 100 mil pessoas. Um dos trechos mais adiantados é o da Estação Parangaba, que está na fase de escoramento dos pilares e deve ficar pronto em agosto Foto: Kelly Freitas

Na última quinta-feira, os secretários da Infraestrutura (Seinfra), Adail Fontenele, e da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, visitaram as obras e reafirmam que o cronograma está sendo cumprido. "A obra do VLT continua andando e agora, principalmente com a parceria da Prefeitura de Fortaleza, o projeto segue bem, dentro do prazo", avaliou o titular da Seinfra.

O novo modal vai operar em via dupla e fará conexão ferroviária de 12,7 Km entre a Estação Parangaba e o bairro Mucuripe, sendo 11,3 Km em superfície e 1,5 Km em elevado, e vai beneficiar cerca de 100 mil pessoas por dia quando em operação. O projeto prevê, dentre outras ações, a construção de três tipologias de estação, sendo uma elevada em Parangaba, que fará integração com a Estação Parangaba - Linha Sul do Metrô de Fortaleza e o terminal de ônibus do Sistema Integrado de Fortaleza; a Estação elevada do Papicu, que fará a integração com a Linha Leste do Metrô e o terminal de ônibus, e outro tipo de padronização para outras estações: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Mucuripe e Iate Clube.

Andamento
Um dos trechos mais adiantados é o da Estação Parangaba, que está em fase de execução do escoramento dos pilares e deve ficar pronto até agosto de 2013. Terá quase um quilômetro de extensão e vai contar com 52 vigas de concreto armado, sendo que 39 delas já estão prontas.

Também estão em andamento obras na estação Pontes Vieira, Viaduto Pontes Vieira, Viaduto Dom Luís, Estação Papicu, muro de arrimo da Via Expressa e Estação Mucuripe. Na Avenida Aguanambi, próximo à rotatória, o trilho será elevado. Os pilares que vão sustentar a estrutura já estão mais adiantados. Alguns começam a receber concreto. Na Via Expressa, próximo ao cruzamento da Avenida Virgílio Távora com a Pontes Vieira, o viaduto para o VLT está sendo construído. Mais adiante, no cruzamento entre Via Expressa e Avenida Dom Luís, mais um viaduto também está em obras.

O projeto prevê a instalação da Estação Montese. A obra será feita entre as ruas Equador e Antônio Fiúza. A Seinfra informa que, atualmente, são realizados os estudos para soluções de tráfego. No bairro Vila União, onde ficará a Estação Borges de Melo, será construído um túnel e a Avenida Borges de Melo passará por baixo da linha férrea. No Bairro de Fátima, mais uma frente de obra: o Elevado da Aguanambi que, quando pronto, terá cerca de 500 metros de extensão.

LÊDA GONÇALVES

REPÓRTER

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