domingo, 2 de dezembro de 2012

Veja um raio x dos participantes definidos da Copa das Confederações

Fonte: http://esportes.opovo.com.br/app/esportes/minuto/2012/12/01/noticiaminutol
01.12.201214:04


A Fifa sorteou neste sábado os dois grupos da Copa das Confederações, e o Brasil ficou ao lado de Japão, México e Itália. A Seleção enfrentou recentemente os dois primeiros, e a Azzurra é uma velha conhecida. Na outra chave, a Espanha ficou ao lado do Uruguai, do Taiti, e do campeão africano, que sairá, apenas no início do ano que vem. Confira abaixo uma rápida análise de cada uma das seleções e como elas foram nas edições anteriores do torneios.
BRASIL - O Brasil é cabeça de chave do Grupo A, e acabou de sofrer uma mudança de comando. Mesmo quando mostrava uma evolução em seu trabalho, Mano Menezes foi demitido, e Luiz Felipe Scolari foi o escolhido para substituí-lo até a Copa do Mundo de 2014.
Se ele mantiver o padrão de jogo implementado por Mano, deverá deixar o time sem um centroavante fixo, e deixar o meio-campo mais leve, com os volantes Paulinho e Ramires.
Time base: Diego Alves, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Paulinho, Ramires, Kaká e Oscar; Hulk e Neymar
Participações em Copa das Confederações: 1997 (campeão), 1999 (vice-campeão), 2001 (quarto lugar), 2003 (caiu na primeira fase), 2005 (campeão), 2009 (campeão)

JAPÃO - A seleção japonesa jogou um amistoso há pouco tempo contra o Brasil, e até mostrou certa fragilidade, mas vem em uma crescente. Dois de seus jogadores foram até considerados os melhores jogadores asiáticos de 2012, o atacante Kagawa, do Manchester United foi o primeiro, e o lateral-esquerdo, da Internazionale, veio na sequência.
A equipe tem ainda outros destaques, como os experientes Hasebe, Endo e Maeda.
Time base: Kawashima, Konno, Sakai, Yoshida e Nagatomo; Honda, Endo, Hasebe e Okazaki; Maeda e Kagawa.
Participaçoes na Copa das Confederações: 1995 (caiu na primeira fase), 2001 (perdeu a final para a França por 1 a 0), 2003 (caiu na primeira fase, 2005 (caiu na primeira fase, estava no mesmo grupo do Brasil).

MÉXICO - O México também jogou contra o Brasil algumas vezes recentemente, perdeu no fim em amistoso, e levou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, mas a partida em Londres não serve de parâmetro, pois poucos jogadores deverão estar presentes, mas de qualquer forma, a equipe tem qualidades em todos os setores.
Chicharito é a maior estrela. O atacante começou a temporada de forma irregular, mas tem sido importante nos últimos jogos do Manchester United. O apoiador Guardado é um dos principais jogadores do meio-campo do Valencia, e Giovani dos Santos tem ajudado o Mallorca a se recuperar no Campeonato Espanhol.
Time base: Corona, Rodríguez, Moreno, Meza e Nilo; Guardado, Torrado, Giovani dos Santos e Reyna; Chicharito e Peralta
Participações na Copa das Confederações: 1995 (terceiro lugar), 1997 (caiu na primeira fase), 1999 (foi campeão jogando em casa), 2001 (caiu na primeira fase) 2005 (quarto lugar)

ITÁLIA - A atual vice-campeã europeia está em período de testes enquanto procura se classificar para a Copa do Mundo. O técnico Cesare Prandelli ainda não tem um time pronto e está testando várias formações, tanto no meio-campo, quanto no ataque.
No meio, Prandelli começa a testar a jovem estrela Verratti, do Paris Saint-Germain, visto como "novo Pirlo", ao lado do próprio jogador da Juventus. Na frente, Balotelli e El Shaarawi devem formar a dupla, mas Osvaldo, Matri e Qagliarella vivem boas fases.
Time base: Buffon, Maggio, Barzagli, Chiellini e Balzaretti; Pirlo, Verratti, Montolivo e Marchisio; Balotelli (Osvaldo) e El Shaarawi
Participações em Copa das Confederações: 2009 (caiu na fase de grupos)

ESPANHA - A Espanha é a grande favorita para o título. A Fúria é atual bicampeã europeia e levou a última Copa do Mundo. Mas na Copa das Confederações de 2009, na África do Sul, chegou com o mesmo prestígio, e foi eliminada para os Estados Unidos. O técnico Vicente del Bosque garante que desta vez a Roja vai ao Brasil com mais atenção.
A equipe continua com o mesmo estilo de jogar, ainda tem as estrelas, Xavi, Iniesta, Villa, Casillas, Sergio Ramos e David Silva. Todos eles devem estar no Brasil para a disputa do torneio, e Vicente del Bosque tem a eterna dúvida na equipe, se utiliza um centroavante de origem, que seria Villa, Torres ou Llorente, ou Fàbregas fazendo a função de "falso 9". A presença de Puyol também é incerta, pois está brigando com lesões nos últimos meses.
Time base: Casillas, Arbeloa, Sergio Ramos, Piqué e Jordi Alba; Busquets, Xavi, Iniesta e David Silva; Pedro e Fàbregas (David Villa)
Participação em Copa das Confederações: 2009 (terceiro lugar)

URUGUAI - A seleção uruguaia não vive o seu melhor momento. A equipe conseguiu uma boa participação na última Copa do Mundo, ao chegar na quarta colocação, e na sequência levou o título da Copa América, que a levou para o torneio no Brasil.
Mas nas Eliminatórias, a vida não está bem. O Uruguai já foi goleado pela Colômbia, pela Argentina e pela Bolívia, e está apenas na quinta colocação, zona de repescagem. O ponto forte da equipe continua sendo o ataque, formado por Cavani, Suárez e Forlán.
Time base: Muslera, Godin, Scotti, Lugano e Alvaro Pereira; Arevalo, C. Rodríguez e Gargano (González); Cavani, Suárez e Forlán
Participações em Copa das Confederações: 1997 (quarto lugar)

TAITI - A seleção do Taiti vai estrear na Copa das Confederações, chega como grande zebra, como o próprio técnico já assume, e não deve conseguir tanto.
A equipe é muito familiar. Literalmente. Na Copa da Oceania, a seleção conseguiu o título baseada na família Tehau, são quatro primos, que compartilhavam quase todos os gols, e muitas vezes em goleadas com 10 ou mais gols.
Time base: Samim, Simon, Vallar, Ludivion e Tchen; Bourebare, Caroine, J. Tehau e A. Tehau; L. Tehau e Chong Hue (T. Tehau)


Nenhum comentário:

Postar um comentário