Por Ian Castelli 26 jun 2015 - 12h 57
A calvície é um incômodo bastante recorrente em vários homens. Enquanto alguns não se importam em se tornarem carecas com o passar dos anos, existem aqueles que são profundamente afetados por esse fenômeno – inclusive, podem até desenvolver baixa autoestima quando os fios começarem a cair desenfreadamente.
A questão é que não há como escapar do envelhecimento e, se você possui os genes da calvície, não há muito que fazer para evitar se tornar careca no futuro. Contudo, é possível adiar esse momento – e por bastante tempo. E se você não quer tomar a drástica decisão de usar perucas, você pode seguir algumas recomendações (que às vezes são bem estranhas). Muitas dessas recomendações possuem efeito duvidoso e são frequentemente tidas como irreais.
Hoje, listamos aqui no Mega Curioso algumas técnicas esquisitas que já foram utilizadas para evitar a calvície em diferentes períodos históricos e culturas:
1 – No Egito Antigo
De acordo com o Papiro de Ebers (documento escrito há aproximadamente 1550 a.C.), ao misturar as gorduras de hipopótamos com crocodilos e cobras você obtém um líquido que, quando fervido, pode ser utilizado para ser aplicar no couro cabeludo por quatro dias, garantindo fios resistentes. Será que os egípcios estavam certos? De qualquer jeito, a receita não é fácil.
2 – Grécia Antiga
Os gregos utilizavam misturas de ópio, rábano, fezes de pombos, especiarias e beterrabas para passar nas cabeças – pelo menos de acordo com Hipócrates. Se você não se interessar por esse método, pode seguir o conselho de Aristóteles e utilizar urina de cabras mesmo.
3 – Roma Antiga
Os romanos também possuíam receitas bem exóticas para o tratamento da queda de cabelo (como quase todas as receitas mencionadas aqui). De acordo com eles, ao retirar as genitais de um asno, queimá-las em cinzas e misturá-las com a sua própria urina você obtinha um material para combater a calvície – aplicado livremente em todo o couro cabeludo.
4 – Agricultores Suíços
Em 1988, o fazendeiro suíço Garhardt Flit disse ter descoberto a cura absoluta para a calvície. Consegue imaginar o quê? Segundo ele, leite de morcego. As unidades vendidas por ele custavam meros $3500 – talvez por isso esse método não tenha sido popularizado.
5 – China
Os chineses possuem um livro centenário chamado Enciclopédia do Cabelo – que, com esse nome, deve ser a autoridade máxima no mundo sobre o assunto. Nele, se seguirmos as instruções de misturarmos óleo de cártamo, alecrim e ervas com testículos de animais chegaremos ao líquido capaz de manter os cabelos dos homens presos à cabeça. Quer testar esse método?
6 – Psicólogos franceses do século XIX
Èmile Couè, um psicólogo francês, acreditava que o pensamento positivo é suficientemente capaz de fazer com que os fios de cabelo não caiam da cabeça. E a sugestão de Couè é ainda mais poderosa – ele diz que a positividade também faz novos fios crescerem mais fortes. Então nada de ficar se lamentando por aí por estar ficando careca.
7 – Revista Scientific American
De acordo com a publicação Scientific American de 1896, escutar músicas pode ajudar a prevenir a queda de cabelo. Mas são músicas específicas, de pianos e de violinos, que fazem com que os fios permaneçam no lugar que devem ficar. É claro que, como esse artigo foi publicado há mais de 100 anos, hoje ele não é considerado exatamente preciso e nem cientificamente comprovado. Contudo, é no mínimo interessante.
E você, conhece outros métodos malucos que dizem prevenir ou até curar a queda de cabelo? Compartilhe com a gente nos comentários.
FONTE(S)
Nenhum comentário:
Postar um comentário