sábado, 20 de junho de 2015

RC anuncia em coletiva restauro do teatro São José começa em setembro

Fonte: http://www.opovo.com.br/
20/06/2015
Orçada em R$ 8,4 milhões, a obra também prevê recuperação do anexo e reforma da praça Cristo Redentor. O edital de licitação foi aberto ontem, 19


CAMILA DE ALMEIDA
Fachada do Teatro São José: desapropriado desde 2010 para abrigar o sonhado teatro municipal
Desapropriado pela Prefeitura de Fortaleza desde julho de 2010 para exercer o papel de teatro municipal, o São José finalmente será restaurado. Segundo o prefeito Roberto Cláudio, a obra de recuperação do prédio principal e do anexo, bem como a reforma da praça Cristo Redentor, em volta do teatro, deve começar em setembro.

No ano em que o São José comemora seu centenário, o prefeito Roberto Cláudio admitiu que o teatro “está em ruínas, hoje, com risco de desabamento”. Em coletiva na manhã desta sexta-feira, 19, no Paço Municipal, ele anunciou que o restauro deve começar dentro de 90 dias, tempo em que o processo licitatório deve ser concluído. A obra deve durar pelo menos 12 meses, estimou o secretário municipal da Infraestrutura, Samuel Dias.

Orçada em 8,4 milhões, a obra é parte do Programa de Valorização e Ampliação da Infraestrutura e Atividade Turística de Fortaleza (Provatur), financiado com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) com contrapartidas da Prefeitura. O Provatur inclui ainda o restauro de outros dois prédios tombados pelo município no Centro: a Escola Jesus Maria José, que abrigará a Casa da Fotografia, e a Casa do Barão de Camocim.

Segundo Magela Lima, titular da Secretaria de Cultura de Fortaleza, a Escola Jesus Maria José deve ser a próxima a ter a licitação da obra lançada. “Os projetos foram priorizados de acordo com a fragilidade dos prédios”, justificou. O restauro do São José é a primeira obra física da Secultfor na atual gestão.

Além de palco para produções de diversas linguagens artísticas, o São José deve sediar também a Escola Pública de Teatro, que tem funcionamento previsto no Plano Municipal de Cultura até 2017. A escola será abrigada no anexo do teatro.

Conforme Magela, o responsável pelo projeto pedagógico da escola e pela programação do teatro será o ator cearense Pedro Domingues. O diretor do São José, que até março era coordenador geral da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), deve chegar a Fortaleza em julho.

“O Pedro Domingues vai conduzir a discussão sobre a futura ocupação do teatro com os artistas, os produtores, o mercado”, disse Magela.

Questionado sobre a demora para a reocupação do São José, fechado desde 2010, Magela informou que a situação se prolongou em função do período de prospecção dos detalhes históricos do prédio, realizado entre março de 2014 e fevereiro deste ano. O projeto arquitetônico da obra também teve de ser refeito, contemplando as sugestões de preservação do patrimônio feitas pelo Instituto de Patrimônio Histórico (Iphan).

Protesto
Mal a coletiva tinha começado, o prefeito Roberto Cláudio foi interrompido por artistas que encabeçavam, desde fevereiro, campanha pela liberação de verba para a produção do Festival de Esquetes da Companhia Teatral Acontece (Fecta). O prefeito anunciou a autorização de R$ 120 mil para a realização do evento.

SERVIÇO

Teatro São José
Onde: Rua Rufino de Alencar, 523, Praça do Cristo Redentor - Centro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário