domingo, 21 de junho de 2015

AMC Multas aplicadas por agentes de trânsito aumentam 433%

Fonte: http://www.opovo.com.br/
20/06/2015
Balanço das multas da AMC aponta que foram registradas por agentes de trânsito 82.857 infrações em Fortaleza de janeiro a maio deste ano. Estacionar em local ou horário proibidos é a infração mais autuada pelos agentes



Foram registradas 82.857 multas por agentes de trânsito de janeiro a maio deste ano em Fortaleza. O número é 433% maior que o do mesmo período de 2014. De acordo com o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima, o aumento expressivo se deu porque o período analisado de 2014 antecedeu a Copa do Mundo e suas obras exigiam o ordenamento do trânsito pelos agentes, impedindo a fiscalização. Ele ainda credita o aumento à implantação do aparato eletrônico, reduzindo o uso do talão impresso de multas, e o início da Operação Via Livre.
“O talonário eletrônico aumentou a agilidade do agente, diminuindo o tempo de consulta da placa e chassis do veículo. E os orientadores do Via Livre ajudaram a desafogar o serviço. Os agentes da AMC ficam mais disponíveis para fiscalizar”, explica Arcelino.

Entre as multas registradas pelos agentes em 2015, estacionar em local ou horário proibido (33.258) é mais cometida na Capital, seguida pelo estacionamento no canteiro central (7.278). (Ver quadro). “Com esse dado, fica evidente como está sendo fiscalizado o estacionamento proibido, mas evidencia também o quanto a gente ainda tem um perfil de infrator”, salienta Arcelino, posicionando Centro, Messejana, Aldeota, Meireles e Montese como bairros com mais autuações por parar indevidamente.
 
Fotossensor
O balanço detalha também as autuações feitas pela fiscalização eletrônica que, este ano, registrou 288.862 infrações - 6,7% superior ao número de 2014, também nos primeiros cinco meses no ano. 

As 321.719 multas, somando os dois meios de fiscalização, perfazem uma média de cerca de 64.344 autuações mensais, que, de acordo com o superintendente, geram uma arrecadação de aproximadamente R$ 3 milhões todos os meses. Afastando comentários de “indústria da multa”, Arcelino informa que a arrecadação é inferior aos gastos com a manutenção dos serviços de trânsito.

Ultrapassar até 20% da velocidade média da via, com 140.379 autuações, é a infração mais cometida pelos condutores na Capital.

Conforme elucida o superintendente, o alto número - que caracteriza a principal infração da Cidade, se comparados os dois rankings - se dá pela “maior quantidade de equipamentos vistoriando a velocidade”. “Principalmente porque a gente se preocupa muito com a vida. E o desrespeito à velocidade é o que, principalmente, gera os acidente com mortes”.

A condução na faixa exclusiva para ônibus (60.676) ocupa a segunda colocação do ranking, mas, para Arcelino, esse índice tem apresentado tendência decrescente, já que, com o costume, os motoristas têm usado cada vez menos a faixa destinada aos coletivos. “No início, as autuações desse tipo no binário das avenidas Santos Dumont e Dom Luís correspondiam há 3% do número de carros que trafegavam nas vias. Hoje, caiu para 0,6%”, exemplifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário