14/09/2013
Estádio Presidente Vargas completa 72 anos. A meta, até o próximo aniversário, é melhorar o gramado. E, para isso, terá que restringir o uso
Lucas Catriblucascatrib@opovo.com.br
FABIO LIMA
Estádio Presidente Vargas completa 72 anos neste 14 de setembro
Palco charmoso do futebol desde a década de 40, o estádio Presidente Vargas - a “casa” do futebol cearense – comemora hoje mais um aniversário. Um idoso ativo, tentando se prevenir da extinção, adequado aos novos tempos e que ainda assim sustenta histórias formidáveis.
Neste ano, o PV contemplou até o dia do seu 72º aniversário, 47 partidas oficiais. Foi ainda recauchutado para receber treino da seleção brasileira na Copa das Confederações e também sede de um confronto de futebol americano. Em 2014, o objetivo é ser preparado para as seleções que jogarão o Mundial.
A operação do Castelão, que fechou exclusividade com Ceará e Ferroviário diminuiu consideravelmente a demanda de eventos para o PV. Só a Série A do Campeonato Cearense do ano passado, disputada de janeiro a maio, demandou 44 jogos.
Neste ano, a mesma competição teve 20 jogos sediados no estádio municipal. A preocupação, que no início de 2013 era de manter o PV sempre ativo para arrecadar verbas de aluguel e resolver os gastos de manutenção do equipamento, agora é recuperar o gramado.
“A prioridade para 2014 é deixar o estádio pronto para a Copa do Mundo, deixar a grama em condições. Eu vou restringir o uso no início do ano que vem. Só em setembro (de 2013), são 22 dias de uso. O gramado está começando a ficar sofrido”, explicou Márcio Lopes, titular da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel).
Outra novidade será a construção de um centro administrativo, com um auditório para 130 pessoas. A ideia é que depois da Copa do Mundo o local possa virar sede da Secel.
História de amor
O gol de Chinês, na partida principiante do estádio entre Ferroviário e Tramways em 1941, uma semana depois da inauguração oficial, iniciaria um caso de amor infindável entre a torcida e o local. Talvez por ser ali, no cantinho da Gentilândia, o sucessor do antigo Campo do Prado, local onde o futebol cearense viveu sua infância. “Para mim é a coisa mais gostosa do mundo.
Na época que o PV já não era esses ‘balaios todos’, digamos assim, todos gostavam de jogar. É um canto central e ponto de encontro de familiares. Eu sempre disse: ‘Quer encontrar comigo? Vá lá no PV!’ ”, comentou Danilo Augusto, atual técnico do Tiradentes.
A história poderia ser outra, com uma alcunha diferente da carinhosa redução “PV”. A edição de 22 de março de 1947 do
O POVO vislumbrava uma possível mudança de nome para a praça esportiva.
O POVO vislumbrava uma possível mudança de nome para a praça esportiva.
À época, houve a sugestão de alteração para Municipal de Iracema. A justificativa é que o então ex-presidente do Brasil nunca tinha feito nada de extraordinário para o desporto local. Mas o movimento perdeu força. E PV virou sinônimo de futebol cearense.
PV
Estádio Presidente Vargas
Fundação: 14 de setembro de 1941Estádio Presidente Vargas
Primeiro gol: Chinês (Ferroviário), em 21/9/1941
Capacidade atual: 20.268 lugares
Público recorde: 38.515 pessoas (Ceará 1 x 1 Ferroviário, em 1989)
Última reforma: 2008-2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário