Pensado na década de 1980 o metrô terá sua primeira linha funcionando comercialmente em janeiro de 2014, depois de 18 meses em teste
29/09/2013
João Bandeira Neto economia@opovo.com.br
THIARA NOGUEIRA
Rômulo Fortes, presidente do Metrofor: faltaram recursos para que obras da Linha Sul fossem mais rápidas
Projetado ainda na década de 1980, mas com obras iniciadas apenas em janeiro de 1999, o Metrô de Fortaleza (Metrofor) - Linha Sul -, prepara-se para entrar em operação comercialmente a partir de janeiro de 2014. A promessa inicial era ser entregue em, no máximo, 30 meses depois de iniciadas as obras.
Mas só 14 anos depois o metrô de Fortaleza terá uma linha funcionando plenamente. A operação comercial da Linha Sul começa em janeiro de 2014 segundo o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes. São esperados 350 mil pessoas por dia, com tarifa ainda estimada em R$ 2,20 e horário de funcionamento entre 5h e 23h. “Estamos nos reunindo com a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e com a Casa Civil para acertarmos o início das atividades comercias no início do próximo ano”, diz ele.
O trajeto começa no Centro de Fortaleza e segue até a cidade de Pacatuba, passando pelos bairros Benfica, Antônio Bezerra, Parangaba e pelo município de Maracanaú. Sempre a 60 km/h, serão necessários 35 minutos para um passageiro fazer todo o percurso. Com as estações finais inauguradas em no último mês de julho pela presidente Dilma Rousseff, a obra requereu investimento de R$ 1,4 bilhão.
Em uma frase, Fortes explica a demora na entrega e os muitos anos de construção: “faltaram recursos”. De 1999 a 2002 as obras foram tocadas em um ritmo bem diferente de quando foi pensada. Já em 2002 cessaram os repasses de recursos federais, a obra praticamente parou.
“Os recursos repassados ao longo dos anos não foram significativos, e apenas serviram para manter os canteiros e a segurança da obra. O momento econômico do País era outro. Acreditamos que as novas linhas a serem iniciadas, não terão os problemas de recursos estaduais e federais que a linha Sul enfrentou”, afirma Fortes. Já os 18 meses de operação assistida - com funcionamento de três horas por dia e bilhete gratuito - ele diz que é necessária completa segurança técnica antes de começar a operação. Depois de iniciada, o metrô não poderá parar por mais de seis horas ao dia.
Já a Linha Leste, que ligará o Centro ao Edson Queiroz, está em fase de licitação. O menor preço apresentado na concorrência foi de R$ 2,2 bilhões, segundo antecipou a coluna Vertical S/A, do O POVO, mas o vencedor ainda não foi definido porque cabem recursos judiciais. Com entrega prometida para 2019, a obra dá sinais:as tuneladoras, que fazem perfuram os túneis, chegaram ao centro na semana passada.
A linha Oeste, que já funciona com trens urbanos, aguarda liberação do Governo Federal para ser incluída nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para se tornar metroviário.
NÚMEROS
1,4 bi
de reais investimento na Linha Sul do Metrofor
2,2 bi
menor valor apresentado pelas empresas na licitação da Linha Leste
SERVIÇO
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Onde: http://bit.ly/10smUNq
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