sábado, 28 de setembro de 2013

LEANDRO FEIJÃO Tragédia anunciada

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
28.09.2013

Falecimento de lutador no dia da pesagem reacende polêmica sobre perda de peso dos atletas de MMA
A morte do lutador de MMA, Leandro "Feijão" Caetano de Souza, 26, na noite da última quinta-feira, no Rio de Janeiro, momentos antes de ele se submeter à pesagem oficial do Shooto 43, um dos mais importantes eventos de MMA do Brasil, repercutiu no mundo inteiro e levantou mais uma vez a discussão sobre os procedimentos adotados por atletas para perder peso.

Feijão passou mal na sauna quando tentava perder 900g para a pesagem FOTO: DIVULGAÇÃO/GUILHERME CRUZ

Segundo informações dos colegas de academia, Feijão estava em na sauna tentando perder 900 gramas para bater os 56,7 kg para enfrentar quando passou mal e acabou morrendo antes de chegar ao hospital. O laudo do Instituto Médico Legal, divulgado ontem, apontou Acidente Vascular Cerebral (AVC) como causa da morte.

De acordo com o site Combate.com, a tia do atleta, a enfermeira Elma Caetano dos Santos, acredita que o esforço para tentar diminuir o peso e o excesso de exercícios foram os principais motivos da morte de Leandro.

"Como enfermeira e conversando com o médico legista depois, posso dizer que o que levou a essa alteração na pressão e ao rompimento no cérebro foi o excesso de exercício por conta do peso que ele tinha que perder de um dia para o outro. O médico legista perguntou se ele tinha alguma doença, e eu disse que não. Aí ele disse que pode ter sido o esforço", afirmou Elma.

Shooto Brasil

Leandro Feijão tinha um cartel de cinco vitórias e cinco derrotas. Há cerca de um ano era atleta da Nova União, consagrada academia de MMA, mesma dos campeões do UFC Renan Barão (interino) e José Aldo Júnior.

A academia é administrada por André (Dedé) Pederneiras, que também é o organizador do Shooto. Logo após a morte do lutador, Dedé divulgou nas redes sociais o cancelamento do evento que seria realizado ontem, no Clube Hebraica, no Rio.

Um amigo de Leandro Feijão postou no Facebook que o lutador foi chamado para participar do Shooto 43 faltando apenas uma semana para o dia evento. Por isso, teve de fazer um esforço ainda maior para perder 14 quilos em apenas sete dias. Ele enfrentaria Gabriel Brasil.

Fac-símile: Diário já havia publicado reportagem no dia 5 de setembro mostrando a dura realidade de um atleta de alto rendimento para se chegar ao peso ideal
Em entrevista ao Sportv.com, o diretor-médico da Comissão Atlética Brasileira de MMA (Cabmma), Márcio Tannure, explicou que o evento, organizado pelo treinador André Pederneiras, não tem a chancela da comissão. "Existem vários procedimentos (para perda de peso, inclusive ficar de jejum e fazer sauna com roupa). Isso é totalmente desestimulado por nós. Incentivamos os atletas a mudar de categoria para não ter problemas para bater peso, mas eles burlam isso. Não é recomendado (submeter-se a esses procedimentos), mas é uma realidade", contou Tannure ao site.

De perto

Neste mês de setembro, o Diário do Nordeste/ Blog Vai Encarar acompanharam um dia de treino do cearense Renée ´Lampião´ Forte. A ideia foi mostrar a dura rotina de treinamentos e o rígido processo para perda de peso de um lutador do UFC.

Renée revelou sua dieta e como faz para perder 23 kg desde o anúncio do combate até o dia da pesagem, 24 horas antes da luta. Segundo o médico Paulo Caminha, ouvido pela reportagem intitulada "Nocauteando a balança primeiro", os efeitos prejudiciais ao organismos desse procedimento podem ser percebidos nas funções cardiovasculares e no funcionamento dos rins a longo prazo, mas ainda não existem estudos que os comprovem.

ILO SANTIAGO JR.

SUBEDITOR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário