sábado, 7 de setembro de 2013

MAIS MÉDICOS Cubanos fazem 1ª atividade prática

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
07.09.2013

O grupo acompanhou o trabalho de agentes comunitários do Dias Macêdo e visitou postos de saúde do bairro
Após duas semanas participando de curso com aulas sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e de português, os 20 médicos cubanos que vieram ao Ceará para trabalhar pelo Programa Mais Médicos, do governo federal, saíram da sala de aula e foram, pela primeira vez, a campo. O grupo acompanhou o trabalho de agentes comunitários na manhã de ontem no bairro Dias Macêdo.

Na manhã de ontem, 20 cubanos do programa Mais Médicos fizeram a primeira aula de campo, acompanhando agentes comunitários Foto: Erika Fonseca

Visitaram também postos de saúde e tiveram o primeiro contato com a realidade da atenção básica, com pessoas espalhadas pelos corredores aguardando atendimento. Pacientes declararam que os novos profissionais são bem-vindos. Outros se mostraram preocupados com o sotaque dos estrangeiros. Em todo o Estado, 28 cubanos atuarão pelo Mais Médicos, na segunda etapa do programa.

Distribuição
Eles irão trabalhar nos municípios de Marco, Cruz, Ipu, Itapajé, Morada Nova, Quiterianópolis, Reriutaba e Santana do Acaraú, com dois profissionais em cada município; além de Acopiara, Amontada, Catarina e Granja, com três médicos cada.

Onze dos 26 médicos brasileiros cadastrados para trabalhar em Fortaleza pelo Mais Médicos desistiram do programa. Apenas 15 profissionais compareceram às Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) no dia 3 de setembro, dia da primeira visita aos locais de trabalho. Foram beneficiadas 15 Uaps, divididas entre as Secretarias Regionais (SERs) III e V. Eles iniciaram os atendimentos em 5 de setembro. Os desistentes são brasileiros com diplomas do País, a maioria formados na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Alguns alegaram como motivo para terem desistido a distância do local de trabalho e a carga horária de 40 horas semanais. Outros decidiram fazer residência. No próximo dia 12 de setembro, o Ministério da Saúde divulgará um balanço da situação do programa Mais Médicos. A SMS informa que não tomou conhecimento de mais desistência além das já anunciadas, pelo menos não até a noite de ontem.

Na SER III, foram alocados dois médicos, especificamente para o Uaps Luís Recamond Capelo, no bairro Bonsucesso. Esta foi a única unidade beneficiada desta Regional. Segundo a SMS, a área não tem muitos desfalques em suas equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

Alocação
Para a SER V, foram designados 13 médicos, em decorrência do número de habitantes ser superior ao da SER III e pelo desfalque nas equipes de PSF. Entre os bairros beneficiados da Regional V estão Conjunto Ceará (1), Vila Manoel Sátiro (1), Granja Lisboa (1), Bom Jardim (1), Aracapé (1), Conjunto Esperança (1), José Walter (1), Mondubim (1) e Siqueira (1).

Um comentário:

  1. QUE CONHEÇAM OS BAIRROS, VEJAM COMO AS PESSOAS VIVEM E EM QUE CONDIÇÕES. QUE PERCEBAM COMO UM MÉDICO PODE FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DESSAS PESSOAS.

    ResponderExcluir