Fonte: http://omelete.uol.com.br
Uma seleção de algumas (das muitas) curiosidades sobre a saga
Natália Bridi
04 de Maio de 2013
04 de Maio de 2013
Em comemoração ao Star Wars Day, separamos algumas informações que você (provavelmente) não sabia sobre a saga criada por George Lucas:
1- Antes de ser Skywalker, Luke era Starkiller. Adventures of the Starkiller, Episode I: The Star Wars era o título da segunda versão do roteiro de Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança. Luke foi rebatizado e chegou a sua personalidade definitiva durante a pré-produção do filme. Antes, porém, Lucas brincou muito com seu protagonista, que chegou a mudar de sexo depois que o diretor/roteirista cortou a Princesa Leia de uma das versões do script. Ideias como um elenco principal formado por anões, Luke Skywalker como um general de 60 anos e Han Solo alienígena também passaram pela cabeça de Lucas.
2- Darth Vader foi o primeiro personagem do universo Star Wars criado por George Lucas. Presente em apenas 12 minutos de Star Wars: Episódio IV, foram necessários três atores para dar vida ao vilão: James Earl Jones (voz), David Prowse (corpo) e Sebastian Shaw (rosto). Originalmente, Lucas queria que o personagem fosse dublado por Orson Welles, mas desistiu por achar que a voz do ator/diretor seria facilmente reconhecida. A armadura foi desenhada porRalph McQuarrie, cuja principal preocupação era a capacidade do personagem de se locomover e respirar enquanto se deslocava da sua nave para a da Princesa Leia - não é explicado o porquê da armadura até O Império Contra-Ataca. O som da respiração do Darth Vader foi criando por Ben Burtt, que colocou um pequeno microfone do bocal de um respirador de mergulho e gravou o som da própria respiração usando o aparelho.
3- Na primeira versão do roteiro de Leigh Brackett para O Império Contra-Ataca, a revelação dairmã de Luke, que se chamaria Nellith Skywalker, é feita pelo fantasma de Anakin Skywalker. Teria sido ele, e não Obi-Wan, que separou os gêmeos para protegê-los de Darth Vader, sendo que Nellith também estaria passando pelo treinamento Jedi em outra parte da Galáxia para, depois, unir forças com o irmão e derrotar os Sith. O conceito e a aparição de Anakin foram abandonados na segunda versão do roteiro e substituídos por uma cena em que Obi-Wan e Yoda conversam sobre a necessidade de outro aprendiz Jedi no caso do fracasso de Luke. A cena também foi modificada, resultando em um diálogo mais ambíguo onde Yoda garante a Obi-Wan que existe "outro" candidato.
4- O nome R2-D2 significa "Reel 2, Dialog 2". A sigla surgiu durante a pós-produção de Loucura de Verão (1973), quando o editor de som pediu a Lucas o R2-D2, ou o Rolo#2 (Reel 2) do Segundo Diálogo (Dialog 2). Lucas gostou do som da abreviação e anotou para usá-la no futuro. Nas primeiras versões do roteiro, R2-D2 podia falar normalmente. Apesar de suas falas terem sido removidas, as reações de C-3PO ao diálogo foram mantidas no roteiro.
5- David Lynch e David Cronenberg receberam propostas para dirigir Star Wars VI: O Retorno de Jedi. Lynch chegou a comentar sua desastrosa reunião com Lucas em um encontro com estudantes.
6- A palavra Ewok nunca é dita no filme, assim com os membros da tribo nunca são chamados por seus nomes (Wicket, Paploo, etc.). A língua falada pelos Ewoks foi baseada no tibetano. O designer de som Ben Burtt teve como inspiração um documentário da BBC sobre línguas tibetanas, nepalesas e calmucas, tendo entrevistado diversos tibetanos para o filme. A tripo também fala filipino (o dialeto Tegalog) e Kalmuck, língua das tribos nômades da região central da China. Outras inspirações de línguas aparecem nas falas de Nien Nunb, o piloto de Lando Calrissian, que fala Haya, um dialeto da Tanzânia (os diálogos teriam sido gravados por um estudante intercambista) e dos Jawas, que falam uma versão alterada e acelerada de zulu.
7- Joe Johnston, diretor de Capitão América: O Primeiro Vingador, é o criador da primeira versão do visual do caçador de reconpensas Boba Fett. O design foi aprimorado por Ralph McQuarrie, mas os primeiros desenhos e testes de vídeo da armadura são assinados por Johnston, que na época trabalhava com efeitos especiais. Originalmente, Darth Vader seria um caçador de recompensas intergalático, mas depois que o personagem se tornou um Jedi caído, Lucas decidiu reciclar o conceito do "bounty hunter" para Boba Fett. O diretor também chegou a considerar revelar nos prelúdios que Vader e Fett seriam irmãos, mas abandonou a ideia por considerá-la "muito piegas".
8- Jeremy Bulloch, que interpreta Boba Fett, também dá vida ao Tenente Sheckil, que captura Leia durante sua tentativa de fuga em Bespin. Bulloch cobriu a ausência do ator escalado originalmente para o papel. O ator também interpretou um piloto em A Vingança dos Sith.
9- Wedge Antilles é tio de Obi-Wan Kenobi, ou melhor, Denis Lawson, que interpretou Wedge - o único personagem secundário a sobreviver as três grandes batalhas da trilogia, Yavin, Hoth e Endor - é tio de Ewan McGregor.
10- Sofia Coppola (Saché) e Keira Knightley (Sabé) interpretam duas das acompanhantes de Padmé (Natalie Portman) em A Ameaça Fantasma.
Leia mais sobre Star Wars
Nenhum comentário:
Postar um comentário