domingo, 19 de maio de 2013

Feriados preocupam lojistas

Fonte: http://www.opovo.com.br

18/05/2013
De portas fechadas nos dias de jogos em Fortaleza pela Copa das Confederações, lojistas advertem para queda no faturamentoFOTO: GABRIEL GONÇALVES
Honório Pinheiro: restaurantes e hotéis têm aumento nas vendas

Dois dos três jogos da Copa das Confederações que Fortaleza vai receber cairão em dia útil. O Brasil pega o México em 19 de junho, uma quarta-feira, e a Espanha enfrenta a Nigéria no dia 27 de junho, uma quinta. A Prefeitura de Fortaleza já definiu que decretará feriado em ambos, quando o comércio deverá fechar as portas durante todo o dia.
Para o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará, Honório Pinheiro, falar em prejuízo de modo geral é questionável, já que determinados tipos de estabelecimentos, como os restaurantes e hotéis, terão aumento nas vendas com o evento.
“Uns ganham, outros perdem. Eu espero que o funcionamento (durante os jogos) seja como no domingo, mas quem decide isso é o município”, afirma. Já os lojistas reclamam dos dias de pausa. Mesmo com a demanda de vendas maior por conta da Copa das Confederações, a gerente de uma loja de colchões, Isabel Soares, afirma que todo dia de paralisação significa queda nas vendas.
Para Tiago Parente, dono de uma rede de lojas de cosméticos, os comerciantes não são consultados sobre o funcionamento em dias de feriado e precisam aceitar o prejuízo. “É um absurdo. A gente deixa de arrecadar 5% do (faturamento) previsto para o mês. Sabemos que é muito importante, mas o comércio deveria fechar apenas ao meio-dia, até porque não adianta abrir durante o jogo: não vem funcionário nem cliente”.
Ele lembra ainda que, à época da decisão sobre o feriado da abolição da escravatura, agora comemorado em 25 de março, não houve diálogo com os lojistas. A gerente de uma loja de roupas de dormir, Flaviana Moreira, é cautelosa na questão.
Para ela, a queda no faturamento depende do tipo de produto que está sendo vendido. “Como é uma data próxima de 12 de junho (dia dos namorados), pode ser que afete (a meta de vendas mensal), mas como é um mês de procura maior, não sabemos se o impacto vai ser significativo”, avalia. O POVO procurou a diretoria da Fecomercio mas não conseguiu falar com ninguém. 
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Nos dias 19 e 27 de junho o comércio de Fortaleza não funcionará devido aos dois jogos que serão realizados no estádio Castelão pela Copa das Confederações. Comerciantes reclamam que não foram consultados

Nenhum comentário:

Postar um comentário