domingo, 26 de maio de 2013

Parque Ecológico da Maraponga precisa de reparos

Fonte: http://www.opovo.com.br
Falta de manutenção transformou o lugar em pontos de acúmulo de lixo e esconderijo para assaltantes
26/05/2013

THIARA NOGUEIRA/ESPECIAL PARA O POVO
Espelho d´água é poluído por redes de esgoto e parque tem mato alto, ocupações irregulares e bancos quebrados
O Parque Ecológico da Lagoa da Maraponga está com problemas ambientais e estruturais. Com uma área de 31 hectares, o local está com a calçada quebrada, mato alto e lixo acumulado. Embalagens de comida descartadas por visitantes têm água e larvas de mosquito. Apesar de ser área de preservação, o espaço sofre com ocupações irregulares. A lagoa é poluída por esgotos.
Moradora da Maraponga, Aurilene Almeida diz que o mato alto “se torna esconderijo para assaltantes”. Já o morador Francisco Adriano relata que pessoas tomam banho na lagoa e sujam o local.
Além do mato alto, a iluminação precária do Parque também gera insegurança. Outro morador do bairro, David Coelho evita ir ao Parque à noite, porque, “com a escuridão, os assaltos tornam-se constantes.”
Procurada pelo O POVO, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) informou ter realizado duas vistorias no espaço para averiguar a existência de ocupações irregulares e elaborar diagnóstico sobre a situação da lagoa. Conforme a assessoria da pasta, o parque pode receber um quiosque de segurança e uma cerca.
Sem definir a frequência de limpeza do lugar, o titular da SER V, Júlio Ramon, disse que 80 homens compõem duas equipes que fazem manutenções nos 18 bairros da Regional.
Diante da situação de abandono do local, o secretário afirmou que “agilizará” o corte do mato e a limpeza da lagoa quando conseguir um efetivo maior de homens. Já quanto ao reparo no sistema de iluminação, informou que as lâmpadas serão trocadas na próxima semana.
O chefe do Distrito de Meio Ambiente da SER V, Luciano Agnelo, informou que uma equipe da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) será destacada para ajudar a limpar o entorno das lagoas da Regional. Segundo ele, um calendário está sendo elaborado para a Lagoa da Maraponga ser limpa a cada três meses.
Sobre a poluição da lagoa, a Seuma informou que está elaborando um projeto para ampliar a rede coletora de esgoto junto com a Cagece.
Serviço
Denuncie casos de poluição
Onde: Seuma
Telefone: (85) 3452 6923

Nenhum comentário:

Postar um comentário