domingo, 26 de maio de 2013

No Brasil, 29 mil famílias esperam para adotar

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
26.05.2013

Brasília. No Dia Nacional da Adoção, celebrado neste sábado, o Brasil apresenta uma realidade, à primeira vista, contraditória. Em todo o País, há 5.426 crianças e adolescentes em abrigos, à espera de um lar, enquanto 29.440 famílias vivem a situação oposta, aguardando a oportunidade para a adotar uma criança. O cenário se deve sobretudo às exigências das famílias, que muitas vezes não condiz com as condições dos que estão nos abrigos.

Os dados são do Cadastro Nacional da Adoção (CNA), criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para tornar mais fácil o processo de adoção. Em funcionamento desde 2008, a ferramenta ajudou na adoção de 1.987 crianças e adolescentes.

Uma das funções do cadastro é cruzar os dados das Varas da Infância e da Juventude referentes a crianças e adolescentes em condições de serem adotados, em todo o País, e a lista de pretendentes que estão habilitados à adoção. A principal intenção da ferramenta é permitir que famílias possam adotar crianças e adolescentes de qualquer estado, reduzindo a burocracia.

Um dos entraves enfrentados, é a falta de disponibilidade ou interesse dos pretendentes de viajar a outros estados para conhecer os possíveis adotados. Atualmente, 22.243 pretendentes não têm filhos biológicos, e 7.197 restantes já têm filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário