domingo, 12 de maio de 2013

Estoque do Hemoce apresenta queda

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
12.05.2013
São necessárias, pelo menos, 250 doações diárias, mas, nos últimos meses, esse número varia entre 90 e 100
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está precisando de doações para o estoque de sangue, em especial o tipo sanguíneo O fator RH negativo e fator RH positivo, já que, nos últimos dias, o banco de sangue sofreu uma queda preocupante. São necessárias 250 doações diárias para que o estoque atenda à demanda. No entanto, nos meses passados, esse número tem variado entre 90 e 100 por dia, menos da metade do ideal.

O órgão precisa, principalmente, do tipo sanguíneo O fator RH negativo ou positivo, mas todas as doações são importantes Foto: José Leomar

A situação piora durante o período chuvoso, quando a frequência de doações diminui, pois muitos doadores adoecem de gripes, viroses e até mesmo de dengue. "Nos meses de abril, maio e junho, percebemos a diminuição nas doações, por causa da chuva. As pessoas ficam gripadas e, assim, não podem doar sangue. As doações diminuem, mas as transfusões, não, isso é um problema", revela a coordenadora da captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima.

A fragilidade do estoque de sangue se reflete em toda a rede de saúde do Estado, já que, desde outubro do ano passado, a Hemorrede Estadual - composta por unidades no Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral - atende 100% da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o Ceará, priorizando o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

"No momento, a gente está precisando com urgência do tipo sanguíneo O, tanto do fator RH positivo, quanto negativo. Mas é muito importante receber doações de todos os tipos sanguíneos, afinal, atendemos uma demanda muito grande", afirma a coordenadora.

Para ser um doador de sangue e ajudar a salvar vidas, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar documento com foto. Os menores de idade, só podem doar com o consentimento do responsável, que deverá assinar o termo de consentimento e anexar a cópia de um documento oficial com foto. "Os homens podem doar sangue de dois em dois meses. Já as mulheres, devem dar com um intervalo de três meses entre as doações", informa Nágela.

Para quem já é doador de sangue, a coordenadora cita algumas informações importantes. "Quem já é doador deve verificar se já não está no período de doar novamente. E se não é doador ainda, venha doar, você pode ajudar muitas pessoas", lembra Nágela Lima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário