domingo, 12 de maio de 2013

Inscrições para o Enem 2013 começam amanhã

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
12.05.2013
Provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro e interessados têm até o dia 29 de maio para se inscreverem
Brasília As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 começam amanhã e vão até o dia 27 de maio. A data foi divulgada esta semana pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Este ano, os candidatos deverão se inscrever pela internet, através do site do Enem, o qual será hospedado no portal do Inep (www.inep.gov.br). O prazo para o pagamento da taxa de inscrição, de R$ 35, vai até o dia 29 deste mês.

Neste ano, os candidatos devem se inscrever pela internet, através do site do Enem, o qual será hospedado no portal do Inep (www.inep.gov.br) Foto: JL ROSA

O edital com as regras do exame foi divulgado na última quinta-feira. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. No primeiro dia, acontece a prova de ciências humanas e da natureza. No segundo dia, os candidatos passarão pelo teste de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Isentos da taxa

A isenção do pagamento da taxa do Enem 2013 pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio, em 2013, em qualquer escola da rede pública declarada ao Censo Escolar. Estudantes que se declaram membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio também serão beneficiados. Para isso, será preciso apresentar documentos que comprovem sua condição, que serão analisados pelo Inep, podendo assim serem aprovados ou não.

No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu respectivo documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula e mobiliários acessíveis. Neste ano, também serão oferecidas duas opções de tamanho de letra da prova.

Quem estiver internado e recebe aulas dentro do hospital poderá realizar a prova no próprio local, desde que indique a necessidade no ato da inscrição. Já aqueles que forem usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverão indicar uma das instituições certificadoras para receber seus dados cadastrais e resultados.

Redação mais rígida
O sistema de correção do Enem ficou ainda mais rígido em 2013. A partir deste ano, três mudanças devem garantir uma correção mais rigorosa: a proibição do deboche, a exigência do domínio da norma culta para receber a nota máxima e a redução da discrepância máxima nas notas dos dois corretores, para que a redação seja encaminhada por uma terceira avaliação independente.

Além do deboche, provas de redação que não atenderem à proposta solicitada ou que possuírem um estrutura diferente da requisitada, serão zeradas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário