sábado, 4 de maio de 2013

ATENTADO EM MARATONA-População realiza campanha a favor de autor de crimes

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
04.05.2013

Cartazes na Chechênia afirmam que os irmãos Tsarnaev são inocentes e que os EUA não têm provas contra eles
Boston Uma série de pôsteres e panfletos de apoio aos irmãos Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev, suspeitos de organizar o atentado à maratona de Boston, são distribuídos desde quarta-feira em Grozny, capital da Chechênia, e em Bishkek, no Quirguistão.

Apesar de serem de etnia chechena, Tamerlan e Dzhokhar viveram a maior parte das suas vidas na Quirguízia e no Daguestão, antes de terem entrado nos EUA com o estatuto de refugiados, em fuga da guerra na Chechênia FOTO: REUTERS

Dzhokhar, 19, foi preso em 19 de abril, quatro dias após o atentado, e está em um hospital prisional próximo a Boston, após ser gravemente ferido durante perseguição policial. Seu irmão, Tamerlan, 26, morreu durante um confronto com os agentes, segundo o FBI.

Os agentes dizem que os dois montaram as duas bombas usadas no atentado à competição esportiva, que deixou três mortos e 264 feridos. Outros três colegas de faculdade de Dzhokhar foram presos acusados de ocultarem provas.

Nos cartazes encontrados em Grozny, na Chechênia, região de origem da família Tsarnaev, aparecem fotos de Dzhokhar e da mãe dos dois irmãos, Zubeidat Tsarnaev, com a inscrição "inocente", afirmando que o governo americano não tem provas da culpabilidade dos suspeitos.

Apelo

O pôster, que não tem autor identificado, ainda indica um apelo para doações aos pais para que consigam custear a defesa e o tratamento médico do acusado. Os autores ainda fornecem um sistema de pagamento online famoso na Rússia e o endereço dos Tsarnaev na rede social russa VKontakte.

"Os pais de Dzhokhar pedem sua ajuda, para coletar dinheiro para seu filho, que não querem perder, assim como perderam seu filho mais velho de forma injusta e cruel", diz o cartaz.

No Quirguistão, país por onde morou a família dos suspeitos do atentado em Boston e onde nasceu Dzhokhar em 1993, panfletos vêm sendo distribuídos na capital Bishkek afirmando que os irmãos são inocentes. A Polícia disse que investiga a autoria dos cartazes.

Em ambos os casos, eles usam o argumento defendido pelos pais dos suspeitos, Anzor Tsarnaev e Zubeidat Tsarnaeva, que acreditam que seus filhos foram mortos por causa do culto ao islamismo do irmão mais velho, Tamerlan.

Autópsia

O corpo de Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, que morreu durante tiroteio com a Polícia, foi reclamado por parentes. A expectativa é que o relatório da autópsia seja divulgado em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário