21/11/2015
Caminhões devem ser cadastrados na AMC. Quem for flagrado trafegando desrespeitando as novas regras pode ser multado em R$ 85,13 e perder quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) começou a fiscalizar o cumprimento da legislação que regulamenta o tráfego de caminhões na zona urbana de Fortaleza. Os agentes orientam motoristas sobre as novas regras há um mês. Desde ontem, quem for flagrado trafegando irregularmente será autuado por infração de natureza média. A multa é no valor de R$ 85,13 e resulta na perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com as novas regras, o tráfego de caminhões está restrito nas principais vias e áreas de maior circulação de pessoas durante o dia, sendo liberado à noite. Os veículos urbanos de cargas que precisarem circular nas regiões serão analisados pela AMC. Nesses casos, os condutores precisam ir até o órgão com a documentação do proprietário e do veículo. Só será permitida a circulação em tais locais daqueles que estiverem autorizados pelo órgão e portarem as seguintes dimensões máximas: 6,50 metros de comprimento, 2,20 metros de largura e 4,40 metros de altura.
A empresária Prisdelyan Nayana Soares é proprietária de uma empresa de mudanças. Ela conta que as atividades serão “muito prejudicas” com a nova regulamentação, já que muitos objetos transportados exigem veículos de maior porte. Ela diz ainda que já tentou cadastrar os veículos da empresa na AMC, mas eles terão de ser adaptados. “Estamos com a esperança que isso seja revogado”, disse.
Blitz
Segundo André Luíz Barcelos, assessor da Diretoria de Trânsito da AMC, mais de 1.600 pedidos de cadastro para veículos de carga urbanos foram feitos até esta semana. A partir da próxima segunda-feira, 23, o órgão deve intensificar a inspeção dos veículos irregulares. Ele esclarece que a intenção da Prefeitura é facilitar o tráfego na Capital.
Desde 2010, a fiscalização dos veículos de carga era focada no peso. Circulavam nestas áreas caminhões com tara de até 2,5 toneladas. Com a mudança, o que vai importar é o comprimento dos veículos. André Luíz Barcelos esclareceu que essa adaptação garante
agilidade no tráfego aos veículos pesados.
agilidade no tráfego aos veículos pesados.
Multimídia
Veja mapa da área com restrição de circulação de caminhões em Fortaleza http://bit.ly/1MHfmPD
Nenhum comentário:
Postar um comentário