Quando o prazer de comprar vira compulsão, o jeito é procurar ajuda. Aqui no Ceará existe um grupo de Devedores Anônimos que atua no auxílio de quem está endividado e reconheceu que o ato da compra virou doença
30.07.2011| 14:00
Foi nos Estados Unidos que surgiu, em 1968, um grupo conhecido como Devedores Anônimos - DA. Ele foi criado para auxiliar pessoas que sofrem da Oneomania, compulsão por compras. No Brasil, ainda são poucos os grupos que trabalham com pessoas com este problema. No Ceará, existe apenas um que reúne, uma vez por semana, em Fortaleza, entre cinco e 10 pessoas dispostas a compartilhar suas experiências e problemas.
Criado e funcionando nos mesmos moldes dos Alcoólicos Anônimos, o Grupo de Devedores Anônimos de Fortaleza utiliza a “terapia do espelho”, onde as pessoas, além de compartilhar experiências, recebem orientação e uma literatura oficial de grupos anônimos. Algumas vezes são indicados livros “externos”, como os de orientação financeira.
Desabafo
Nas reuniões do grupo, o consumidor ou devedor compulsivo encontra o conforto e a possibilidade de desabafar com outros que sofrem da mesma doença. Antes de participar do grupo, muitos devedores compulsivos se achavam pessoas irresponsáveis e moralmente fracas. Segundo L., membro do D.A. de Fortaleza, o maior desafio é a pessoa aceitar que tem um problema. “Já tivemos reuniões com até 15 pessoas, mas muitos desistem. O número de participantes é muito flutuante”, afirma.
Os frequentadores são bastante heterogêneos, de classes sociais diversas e idades diferentes. Eles chegam ao D.A., em sua maioria, por intermédio de conhecidos já que o grupo cearense não possui um site.
Alguns sabem do grupo por intermédio de sites de grupos em outros estados que indicam o de Fortaleza.
Para participar, quem sofre do distúrbio não precisa estar realmente endividado. O único requisito é ter o desejo de evitar fazer novas dívidas.
As reuniões acontecem todas as quintas-feiras, das 19h às 21h, na Igreja dos Remédios (Av. Universidade, 2974 - Benfica), numa sala ao lado do salão paroquial. O telefone da paróquia é (85) 3223-5644 e os contatos dos organizadores são (85) 8809-6406 e 8805-5216. (Rebecca Fontes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário