sábado, 5 de dezembro de 2015

SP Secretário pede demissão após recuo em reorganização escolar

Fonte: http://www.opovo.com.br/
05/12/2015
O governador de São Paulo suspendeu o plano em meio a uma série de protestos, ocupações dos colégios por estudantes e queda em sua popularidade

MARCELO CAMARGO/ABR
Herman Voorwald era secretário da Educação em São Paulo desde 2011
Herman Voorwald não é mais o secretário da Educação de São Paulo. Voorwald pediu para deixar a pasta após o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciar, ontem, uma suspensão na reorganização das escolas estaduais. Alckmin aceitou o pedido do secretário. Ele estava no cargo desde 2011.
O recuo do tucano ocorreu em meio a uma série de protestos, ocupações dos colégios por estudantes e queda em sua popularidade.

A reportagem apurou que a decisão de recuar foi tomada pelo governador sem o aval de Voorwald. O governador agora diz que 2016 será um ano para “aprofundar o diálogo” sobre a reorganização. “Nós entendemos que devemos aprofundar o diálogo, vamos dialogar escola por escola. Nós acreditamos nos benefícios da reorganização”, disse Alckmin. O tucano afirmou que, no próximo ano, o governo vai discutir a reorganização com a comunidade escolar -pais, alunos e professores. Inicialmente, a medida seria implantada já em 2016.

A suspensão das mudanças foi também uma derrota direta de Herman Voorwald, que anunciou o plano às vésperas do final do ano letivo. Na quinta, 3, ele foi retirado pelo governador do comando das negociações com os alunos -função entregue ao secretário Edson Aparecido (Casa Civil).

Voorwald liderou o projeto de reorganização dos ciclos de ensino. O plano de reorganização das escolas, publicado em decreto, prevê que 754 escolas passem a ter apenas um ciclo de ensino no ano que vem (anos iniciais, finais do fundamental ou o médio). Segundo o plano, 92 escolas estaduais seriam fechadas. Durante protesto no centro de São Paulo, houve chuva de bombas, na perseguição da PM a manifestantes que bloqueavam ruas e avenidas.

Carreira
Herman Voorwald foi nomeado por Alckmin em 2011. Doutor em engenharia mecânica pela Unicamp, Herman foi reitor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e membro do Conselho Superior da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas.

É formado em engenharia mecânica pela Unesp, mestre em engenharia mecânica pelo ITA e doutor em engenharia mecânica pela Unicamp, em 1988. Neste mesmo ano, concluiu também um pós-doutorado na Bélgica. (Folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário