17/10/2015
Uma novidade de 2015 é que os candidatos não receberão em casa o cartão que indicará o local da prova. A informação pode ser obtida na Internet
MARCELO CAMARGO/ABR
Ministro Aloízio Mercadante quando chegava ontem para a coletiva na qual detalhou preparativos para o Enem
Das 7,7 milhões de pessoas que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais de 2,2 milhões ainda não sabem o local da prova. Os dados divulgados ontem pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foram apurados até as 16 horas da última quinta-feira. Neste ano, o cartão de confirmação do exame, com o local de prova, não será enviado pelos Correios e o estudante deverá acessá-lo pela internet na página do participante no site do Enem.
Segundo Mercadante, a redução de gastos com impressão e distribuição dos cartões e a alteração da métrica de ensalamento (de 36 para 40 alunos por sala) gerou economia de R$ 46 milhões. O ministro diz que o custo total será divulgado após o exame, mas que o custo per capita é menor do que o de outros vestibulares e exames semelhantes.
Para acessar o cartão de confirmação, o participante deverá informar o número do CPF e a senha. É a mesma senha criada no momento da inscrição, mas, caso tenha esquecido, ela poderá ser recuperada por e-mail ou por mensagem SMS no celular.
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, no horário de Brasília. É recomendado que o estudante planeje o trajeto e visite o local de prova com antecedência.
As provas
Os participantes farão quatro provadas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. Dos 7,7 milhões de inscritos para o Enem deste ano, 58% são mulheres, e 42%, homens. A maioria tem entre 18 e 30 anos. Entre os participantes, 84.557 devem precisar de atendimento específico, como gestantes, idosos e pessoas que guardam os sábados.
Haverá um monitoramento das rotas e da aplicação das provas por meio de 12 centros de controle federais e outros espalhados nos Estados. Os malotes terão lacre eletrônico, para evitar o acesso à prova antes do horário previsto.
Ao todo, 915.290 pessoas farão parte das equipes de aplicação da prova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário