sábado, 3 de maio de 2014

Prefeitura de Fortaleza mantém bloqueio de carteiras de estudante

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
03.05.2014
Etufor argumenta que as 135 mil carteiras solicitadas até 15 de abril foram entregues em entidades estudantis

Image-0-Artigo-1604392-1
Estudantes reclamam que ainda não receberam os novos documentos, mesmo tendo solicitado. Com relação ao bloqueio do Bilhete Único, alunos que tiverem crédito devem ir até a sede da Etufor para transferir os valores
FOTO: KLÉBER GONÇALVES
a
Como apenas 27% pediram a carteira e muitos ainda estão com pendências, a Etufor lembra que o prazo médio de entrega é de 35 dias
FOTO: TUNO VIEIRA
O primeiro dia útil de maio pegou de surpresa muitos estudantes desavisados com relação ao fim da validade das carteiras de estudante de 2013. Muitos passaram por constrangimentos por não ter dinheiro para pagar o valor integral da passagem nos transportes públicos. Apesar das reclamações, a Prefeitura de Fortaleza confirmou que não irá prorrogar o prazo de validade dos documentos
Os alunos que possuem o Bilhete Único tiveram ainda o agravante de ter o cartão bloqueado. A estudante Débora Cabral, aluna do 3º ano do ensino médio, foi pegue de surpresa e precisou da ajuda de um outro passageiro para pagar a passagem. "Eu uso o Bilhete Único mas hoje deu erro, não sei por quê. E minha carteira está bloqueada", disse.
Constrangimento parecido passou o auxiliar de pedreiro Régis Nascimento, que teve que pagar a passagem a R$ 2,20 para todos seus seis filhos. "A gente foi surpreendido com a mudança. Meus filhos são estudantes e eu tive que pagar inteira para todos. Foi uma confusão no ônibus com outras pessoas porque ninguém sabia que tinha sido bloqueado", reclamou.
Segundo o cobrador Ronaldo Soares, muitas pessoas passaram pela mesma situação. Até agora, nas viagens que eu fiz, apenas dois estudantes passaram com a carteira de 2014, mas a grande maioria teve que pagar inteira", disse. "Alguns estavam sem dinheiro e precisaram descer por trás", completou.
O documento estudantil está bloqueado desde a última quarta-feira (30). Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) todas as 135 mil carteiras que tiveram a solicitação concluída até 15 de abril foram entregues nas entidades estudantis, que ficam responsáveis pela distribuição dos documentos às instituições de ensino.
Pagando inteira
Entretanto, muitos estudantes cumpriram todos os procedimentos e não receberam a carteira, como o aluno do 3º ano Eduardo Cavalcante. "Eu soube que as carteiras antigas perderiam a validade, mas eu não recebi a nova", disse. "Eu dei entrada há dois meses. Fiz a biometria e a solicitação. Fui saber o que houve na minha escola e informaram que não tem um prazo de entrega e que iam ligar para a Etufor para falar sobre isso. Enquanto isso a gente vai ter que ficar pagando inteira", completou. Para o ele, o impedimento de pagar a meia passagem será prejudicial aos estudos. "Não tem como eu ficar pagando inteira de segunda a sábado, então amanhã (hoje) eu vou faltar um curso que estou fazendo", finalizou o aluno.
Nos casos dos estudantes que cumpriram os prazos mas não receberam o documento, a Etufor considerou que as entidades estudantis podem estar com um problema de logística, especialmente devido ao feriado da quinta-feira, que pode ter atrapalhado o repasse às instituições de ensino. De qualquer forma, o órgão orienta os estudantes a buscar informações nas entidades.
Ainda segundo a empresa, 56% dos alunos que deram entrada no processo continuam com a solicitação em aberto por não terem finalizado uma das duas etapas exigidas: 22% fizeram só a biometria e 34% só a solicitação, o que inviabiliza a confecção do documento.
Sem prorrogação
A Etufor descartou que possa haver uma prorrogação na validade das carteiras de 2013 e ressaltou ainda que as carteiras não foram bloqueadas, mas expiradas conforme o que já estava programado. Segundo o órgão, internamente as escolas e entidades devem organizar um cronograma entrega.
Com relação ao bloqueio do Bilhete Único, os estudantes que tiverem crédito devem ir até a sede da Etufor para fazer a transferência dos valores para a nova carteira, além de liberar o documento. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Para os que não tiveram quantias a transferir, o desbloqueio pode ser feito no próprio coletivo.
Documento único
A empresa informou ainda que os estudantes que já fizeram a biometria para o Bilhete Único não precisam repetir o cadastro para as carteiras, pois em 2014 eles serão um único documento.
Ontem muitos estudantes foram à sede da Etufor para regularizar a situação. Contudo, o órgão reforça que há onze postos espalhados pela Capital para resolver as pendências.
Etufor ainda recebe pedidos
De acordo com a Etufor, há cerca de 500 mil alunos na rede de ensino. Como apenas 27% pediram a carteira e muitos destes ainda estão com pendências, a Etufor lembra que o prazo médio de entrega é de 35 dias, a partir da conclusão do processo. As solicitações podem ser feitas durante todo o ano. Veja o que é necessário para tirar o documento estudantil:
O primeiro passo para os alunos das redes pública e particular de ensino é solicitar a carteira de estudante 2014 pela internet através do site da Etufor (http://svmar.Es/QfBF7d). Os estudantes deverão selecionar a entidade estudantil para realizar o requerimento. O pedido também pode ser feito na própria instituição de ensino.
Entretanto, aqueles que vão tirar a carteira pela primeira vez só podem fazer a solicitação diretamente na sede da Etufor (Av. Dos Expedicionários, 5677, Vila União).
No caso de alunos da rede particular, depois de feita a inscrição é necessário imprimir o comprovante e pagar o boleto em uma agência lotérica. Já para quem é de escola pública deve ter em mãos o comprovante de solicitação de gratuidade.
Depois disso, o comprovante de matrícula dos estudantes do ano letivo de 2014, emitido pelas diretorias das instituições de ensino, deverá ser entregue junto com o boleto ou comprovante de gratuidade e entregue na entidade estudantil ou na própria escola do aluno.
Por fim, os estudantes também devem fazer o cadastro da biometria facial. Sem isso não será possível emitir a carteira. O cadastro pode ser realizado em onze postos de atendimento: terminais de ônibus (Lagoa, Conjunto Ceará, Siqueira, Parangaba, Messejana, Papicu, Antônio Bezerra), na Etufor, na sede do Sindiônibus (Av. Borges de Melo, 60) e nas praças José de Alencar e Coração de Jesus.
ENQUETE
Você sabia do fim da validade das carteiras?
"Eu percebi agora que tinha bloqueado e tive que pagar a passagem inteira. Agora eu vou ter que pedir a alguém o dinheiro para poder voltar para casa".
Davi Rodrigues
Estudante
"Muitos passageiros ficaram reclamando porque as carteiras de estudante não está mais valendo e eles tiveram que pagar inteira, mas isso foi anunciado antes".
Holanda de Lima
Cobrador
"Eu não sabia da mudança porque só pego ônibus às quartas e sextas. Eu ainda não recebi a minha carteira. Dei entrada no ano passado, fiz a biometria mas até agora nada".
Débora Cabral
Estudante
Mais informações
Etufor: Av. Dos Expedicionários, 5677 - Vila União.
Tel: 3452.9310 | 3452.9324 | 3452.9222
www.fortaleza.ce.gov.br/etufor
Germano Ribeiro
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário