domingo, 10 de abril de 2016

Feira da Parangaba. Irregularidades estão fora de controle

Fonte: http://www.opovo.com.br/
10/04/2016
O crescimento desordenado da "Feira dos Pássaros" faz com que vendedores ocupem parte de canteiros e avenidas. Segundo diretor da AMC, a situação está "fora do controle"

Eduarda Talicy

MAURI MELO
Pedestres, vendedores e motoristas disputam espaço no entorno da feira
A variedade de produtos comercializados na tradicional Feira da Parangaba é o que a torna uma das áreas mais movimentadas da Cidade aos domingos. Em uma das principais avenidas de acesso ao local, a Professor Gomes Brasil, o trânsito de carros e pedestres é intenso e arriscado. Porque comerciantes ocupam uma faixa inteira da avenida e todo o canteiro central. Disraeli Brasil, gerente de Operações da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), reconhece: ali, a situação está fora do controle.
De um lado, o comércio ultrapassa a calçada e ocupa a pista. Do outro, são os carros estacionados no meio da via que impedem a fluidez do trânsito. Francisco Eugênio Moreira, 52, mora no Bonsucesso e foi à feira com o neto. “Vim comprar um cabo para minha televisão, aqui é um lugar que tem de tudo, mas essa dificuldade de a gente andar é ruim, fica até perigoso atravessar a rua”, diz.
Além da chamada “Feira dos Pássaros”, o cruzamento das avenidas Professor Gomes Brasil e Augusto dos Anjos abriga o Terminal da Lagoa, do qual entram e saem ônibus e passageiros a todo momento.
“Isso é ilegal, essas pessoas todas comercializando aqui na rua. Além de perigo de acidentes e atropelamento”, alerta o pedreiro Alonso Gomes, 51. Girlene Sousa, 30, mora no bairro Itaperi e afirma que nunca presenciou uma fiscalização da AMC no local. Disraeli Brasil contesta a informação. Ele afirma que todos os domingos há fiscalizações volantes no entorno da feira. Pelo menos uma vez no mês, o trabalho tem apoio de guardas municipais e policiais militares.
“Ficar somente nas fiscalizações e aplicação de multas não resolve. O local está realmente estrangulado, fora de controle”, reconhece.
Reordenamento
A Secretaria Regional IV informou, em nota, que vai começar trabalho de reordenamento da Feira da Parangaba. A ideia é conscientizar os feirantes sobre a importância de reordenar o espaço público e promover o recadastramento. Os vendedores que ocupam de forma irregular o espaço serão transferidos para dentro do Polo de Lazer da Parangaba. A data do trabalho não foi informada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário