Fonte: http://concursoseempregos.opovo.com.br
O curso terá sua primeira turma no segundo semestre, mas interessados devem se inscrever no processo seletivo que ocorre entre 7 e 11 de janeiro
04/01/2013 - 11h52
A Universidade Federal do Ceará (UFC) abrirá, em 2013, o curso de licenciatura em Letras-Libras, em Fortaleza. Serão ofertadas 30 vagas no período noturno para o segundo semestre letivo.
O intuito é a formação de professores para o ensino de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, reconhecida há mais de 10 anos como meio de comunicação e expressão.
IngressoApesar do início das aulas ser apenas no segundo semestre, as vagas já estão disponibilizadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2013, cujas inscrições acontecerão entre 7 e 11 de janeiro, pelo site sisu.mec.gov.br. Somente poderá se inscrever no SiSU 2013 quem tiver participado da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nela obtido nota superior a zero na prova de redação.
O curso presencial de Letras-Libras na UFC é um desdobramento da graduação à distância, iniciada em outubro de 2006. O projeto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi realizado em convênio com 17 instituições federais de ensino superior em todo o Brasil, entre elas a UFC, através da Faculdade de Educação (Faced). Formaram-se 47 alunos, entre eles 44 surdos, na primeira turma e mais 22 na segunda turma, sendo 20 surdos.
CotasSeguindo a "Lei das cotas", serão destinadas quatro vagas para as cotas, sendo duas delas para alunos com renda familiar mensal per capita inferior a 1,5 salário mínimo.
Demanda crescente
De acordo com a coordenadora do novo curso, professora Vanda Magalhães Leitão, existe uma demanda crescente por profissionais com domínio de Libras.
O Decreto nº 5.626, de dezembro de 2005, insere a Língua Brasileira de Sinais como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para a Educação Básica.
Ensino público inclusivo
O ensino de Libras faz parte do processo de organização do ensino público inclusivo. Até 2014, o MEC, por meio do programa "Viver sem Limites", tem como meta abrir 27 cursos de Letras-Libras para professores e mais 27 para tradutores e intérpretes, além de 13 cursos de Pedagogia, com ênfase na educação bilíngue (Português-Libras).
Outros cursosA UFC disponibilizará, em 2013, um total de 6.258 vagas através do SiSU. Serão 4.406 vagas para o primeiro semestre e as 1.852 restantes para o segundo semestre. Além da licenciatura em Letras-Libras, a instituição irá oferecer mais dois novos cursos em Fortaleza: licenciatura em Educação Física (Noturno) e bacharelado em Educação Física (Noturno). Outros cursos já existentes irão dobrar a oferta de vagas. É o caso dos cursos de Agronomia, Engenharia Civil e Engenharia de Materiais (no campus Cariri), Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação (no campus Sobral) e Sistemas e Mídias Digitais (em Fortaleza).
Com informações da UFC
Nenhum comentário:
Postar um comentário