domingo, 27 de janeiro de 2013

Demanda do feriado pede doações antecipadas

Fonte: http://www.opovo.com.br
27/01/2013
O Hemoce precisa de pessoas disponíveis para o ato solidário e responsável que é doar sangue. Voluntários devem antecipar a doação para atender à demanda intensa do feriado de Carnaval

FOTO: EVILÁZIO BEZERRA

Segundo Hemoce, número de doações em Fortaleza varia entre 100 e 120 por dia; ideal seria 250


‘‘Estão precisando de sangue aí?”. A pergunta e o grande sorriso do motorista Danemberg Moreira, 42, eram destinados aos funcionários da recepção do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Há algum tempo sem aparecer por lá, ele decidiu dedicar a manhã do sábado para doar um pouco de si e fazia fila para a pré-triagem, momento em que são realizados exames, verificação do peso e da pressão.  
Em período de feriados prolongados, como o Carnaval que se aproxima, os doadores precisam estar atentos e adiantar esse ato de responsabilidade solidária, como forma de dar retaguarda à demanda que o hemocentro enfrentará logo.
Segundo Nágela Lima, coordenadora da Captação de Doadores do Hemoce, o sangue doado passa por um processo de análise antes de ser disponibilizado para a rede, o que pode levar alguns dias, por isso, as pessoas não devem deixar a doação para os últimos dias antes do feriadão. Há necessidade de todos os tipos sanguíneos.
“O ideal seria termos 250 doações por dia, mas temos registrado de 100 a 120. As doações não têm acompanhado o ritmo da demanda, da necessidade, até pelos números altos de casos de violência e acidentes”, comentou Nágela Lima.
“Para doar sangue é preciso doar tempo. Muitas pessoas vem doar para um familiar e só assim percebem como é importante e difícil achar doador”, exemplificou Nágela. Em 2006, a costureira Patrícia Abreu de Sousa doou pela primeira vez para a mãe. Agora, mais de seis anos depois, voltou “porque deu vontade de ajudar”. A intenção é continuar a doar, tornando a solidariedade uma parte do cotidiano. 
Responsabilidade
Entre as milhares de pessoas que passam pelo hemocentro, existem os doadores esporádicos, que só aparecem de vez em quando, os de repetição, que dão continuidade e tornam a doação um hábito e os de primeira vez.
O Hemoce entra em contato com doadores por telefone, e-mail e mensagens no celular para lembrá-los que já estão aptos a doar novamente. Mulheres podem doar a cada três meses e homens a cada dois. Durante o processo, também é importante ser sincero durante as respostas, pois o ato exige responsabilidade para com a saúde de quem receberá o sangue.
O taxista José Lisoilo de Sousa, 40, tenta ir com frequência ao hemocentro, mesmo com a rotina puxada de trabalho. “Tento trazer outras pessoas, mas algumas ficam com receio. Eu decido enfrentar meu nervosismo para ajudar o próximo. É uma responsabilidade nossa com o outro”, explica, enquanto aguarda ser chamado para a doação. 
ENTENDA A NOTÍCIA
A doação de sangue é simples, rápida, solidária e responsável. Além da sede do Hemoce, é possível doar nas unidades móveis e na unidade anexa ao Instituto José Frota (IJF). O Hemoce precisa de pessoas dispostas a ajudar. De você. 
Serviço 
HemoceQuando: de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min; sábado, das 8h às 16 horas
Onde: avenida José Bastos, 3.390, bairro Rodolfo Teófilo.
Telefone: (85) 3101 2296
Saiba mais

Processo de doação
Estar saudável;

Ter entre 16 (com consentimento formal dos pais) e 67 anos;

Ter mais de 50 quilos;

Estar bem alimentado;

Apresentar documento oficial com foto;

É realizada uma pré-triagem, com exames para verificar peso, pressão arterial, temperatura e hemoglobina. O doador também passa por uma entrevista, de caráter sigiloso, sobre hábitos, saúde, medicamentos, comportamento sexual;

O volume máximo de sangue colhido é 450 mililitros. A doação dura até 10 minutos e é realizada com material descartável e estéril;

São realizados exames e testes para as hepatites B e C, sífilis, HIV, HTVL I e II;

Depois de 45 dias, o doador recebe um comprovante da doação em casa.

FONTE: HEMOCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário