26/01/2013
Muitos candidatos derrotados nas últimas eleições e parentes de políticos foram indicados para o segundo escalão do prefeito Roberto Cláudio. Eles comandarão secretarias executivas, fundações, autarquias e empresas da Prefeitura
Parentes de políticos e candidatos derrotados na última eleição ganharam cargos no segundo escalão do prefeito Roberto Cláudio (PSB). O Diário Oficial do Município traz, nos dias 9 e 10 de janeiro - dois dos três últimos disponibilizados -, as nomeações de 18 ocupantes de cargos como secretários executivos de pastas e presidentes de fundações, autarquias e empresas do Município.
Entre eles, figura Paulo Gomes (PMDB), sobrinho do deputado estadual Tin Gomes (PHS), para a secretaria executiva da Regional I. Vereador na legislatura passada, o peemedebista buscou a reeleição em 2012, sem êxito.
Quem também ocupará secretaria executiva em uma das Regionais será Ésio Feitosa, ex-assessor parlamentar da vereadora Toinha Rocha (Psol), primo do vice-prefeito de Eusébio, Paulo César Feitosa (PSB) e parente do secretário especial da Copa do Ceará, Ferruccio Feitosa (PSB).
Além desses, presidirão órgãos da Prefeitura Homero Cals Silva (Agência de Regulação, Fiscalização e Controle), filho do ex-deputado e conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Artur Silva Filho, e Giordanny Conrado (Fundação de Cultura, Esporte e Turismo), genro do deputado Ely Aguiar (PSDC).
O filho do deputado Fernando Hugo (PSDB), Renan Colares, aceitou convite para ser o secretário executivo de Planejamento e Orçamento. Sua nomeação, entretanto, ainda não foi publicada. Ele também tentou se eleger vereador em 2012, sem sucesso.
Derrotados
A relação de candidatos derrotados nas últimas eleições - seja municipal, em 2012, ou estadual, em 2010 - no segundo escalão de Roberto Cláudio inclui ainda o ex-suplente de vereador Jaime Cavalcante (PP), que disputou por vaga na Câmara Municipal no ano passado. Ele será secretário executivo da Secretaria de Finanças.
Outro que tentou a eleição a vereador em 2012 sem êxito e encontrou trabalho na gestão Roberto Cláudio foi Paulo Mindello (PSB). O ex-vereador e ex-titular da Regional VI no primeiro mandato de Luizianne será secretário executivo da Regional IV.
Destaca-se também o candidato derrotado pelo PPL à Prefeitura de Fortaleza, André Ramos. Ex-comissionado na gestão Luizianne Lins (PT), ele comandará o Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos de Fortaleza (Imparh).
Ainda do PPL, foi indicado o presidente municipal da legenda, Arquimedes Pinheiro. Candidato a deputado estadual derrotado em 2010, então pelo PT, ele presidirá a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci). Outra conhecida no meio político a figurar no segundo escalão é Olinda Marques. Próxima ao PCdoB e ex-titular da Regional III, ela será executiva da Habitafor.
Em conversa com O POVO no último dia 18, Roberto Cláudio comentou as indicações: “Quero gente qualificada e competente. Se por ventura essas pessoas têm alguma filiação partidária, faz parte da política. Não vou negar política na gestão”, disse.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
No segundo turno da eleição municipal em Fortaleza, Roberto Cláudio contou com o apoio de 19 partidos. Nas indicações para cargos na gestão, essas legendas costumam “cobrar a fatura” do apoio político.
SERVIÇO
Acompanhe o Diário Oficial
Site: fortaleza.ce.gov.br/diarios-oficiais
Mais informações: (85) 3452 1746
Alguns indicados
Paulo Gomes (SER I) Sobrinho do deputado estadual Tin Gomes (PHS), foi vereador pelo PMDB na legislatura passada. Em 2012, não conseguiu se reeleger, obtendo cerca de 5 mil votos.
Renan Colares (Planejamento e Orçamento) Filho do deputado Fernando Hugo (PSDB). Tentou ser eleito vereador em 2012, sem êxito
Giordanny Conrado (Funcet) É genro do deputado estadual Ely Aguiar (PSDC), de quem foi assessor parlamentar.
Ésio Feitosa (SER VI) É advogado e ex-assessor jurídico da vereadora Toinha Rocha (Psol). É sobrinho do secretário Especial da Copa do Ceará, Ferruccio Feitosa.
Homero Silva (Acfor) É filho do ex-deputado e atual conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Artur Silva Filho.
Carlos Mazzacarlosmazza@opovo.com.br
PODEMOS ESPERAR GESTORES COMPETENTES SENDO NOMEADOS DESSA FORMA? HAJA PACIÊNCIA! E NEM TEMOS UM MÊS COM O NOVO CHEFE DO EXECUTIVO!
ResponderExcluir