segunda-feira, 21 de maio de 2012

Messejana é 2º em casos de dengue

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1139828
21.05.2012


O bairro, que fica atrás apenas do Antônio Bezerra, recebe a partir de hoje ações preventivas de limpeza
Ao caminhar pela Rua Padre Pedro de Alencar, no bairro Messejana, não é difícil encontrar lixo, poças de lama e até pneus expostos à chuva, principalmente no trecho que fica próximo à Lagoa de Messejana. Não é a toa que o bairro é o segundo com mais casos de dengue em Fortaleza. Até o dia 18, foram 257 confirmações. A Messejana faz parte da Secretaria Executiva Regional VI, que tem 1.713 pessoas acometidas, o maior número de infectados de Fortaleza.

Para o recepcionista Francisco Monteiro, a falta de cuidado com o lixo é um dos motivos da elevada transmissão da doença em Messejana. "Esses pneus aqui, eu limpei essa semana, mas basta uma chuvinha para eles acumularem água e se tornarem foco", disse, ao mostrar os pneus enfiados em um poste em frente a uma loja, como forma de "decoração".

Na casa do recepcionista, que mora na Sabiaguaba, a sua filha Vitória, de 8 anos, contraiu dengue. "Ela está com muita dor de cabeça e febre e estamos sempre levando ao hospital para tomar a medicação", conta. Ali, índice de infestação é um dos menores de Fortaleza, com 10 casos.

Mas é no Antônio Bezerra, SER III, que se concentra o maior número de casos confirmados. Lá, 279 pessoas foram picadas pelo mosquito Aedes Aegypti. A Barra do Ceará, situada na Regional I, fica em terceiro lugar, com 226 notificações.

De acordo com o coordenador de endemias da Regional III, Sidrônio Ferreira, o abastecimento irregular de água é o principal motivo para a infestação alta no Antônio Bezerra: "Por conta da falta de água, as pessoas armazenam em baldes, bacias e potes e esquecem de tampar esses recipientes, que se tornam criadouros do mosquito".

Sidrônio Ferreira também informou que o bairro conta com 16 agentes de endemias, que atuam todos os dias na fiscalização de possíveis focos da doença. Ainda ressalta que os proprietários de sucatas já foram notificados sobre como prevenir a dengue, assim como os proprietários de terrenos baldios.

Para intensificar o combate à doença na regional VI, que tem o maior índice de infestação de dengue, hoje começa o Mutirão Anual Fortaleza Bela nos Bairros Contra a Dengue. Durante a semana, cerca de 250 homens percorrerão as ruas do Ancuri realizando serviços como capinação, podas, coleta de lixo, limpeza de ruas e canais, além da reforma de pavimentação, drenagem, recapeamento asfáltico e fiscalização de terrenos baldios. Contudo, naquele bairro, foram confirmados apenas 63 casos.

Questionado sobre a escolha do Ancuri para o mutirão, o coordenador do distrito técnico de endemias da Regional VI, Cristiano Sobral, explicou que os 29 bairros da Regional recebem as ações de mobilização contra a dengue diariamente e que os bairros Messejana e Barroso, os dois com maior infestação na Regional, ainda não têm previsão de receberem o mutirão.

KELLY GARCIAREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário