domingo, 27 de maio de 2012

Estar preparado é fundamental

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
27.05.2012


A preparação dos jovens deve se estender sobre uma série de atividades que podem lhe conferir maior conhecimento

Apesar de a experiência profissional ser um dos pontos mais importantes para a conquista de uma vaga no mercado, aqueles que buscam o primeiro emprego podem se destacar mesmo dentre profissionais experientes, desde que saibam se preparar para adequar-se às exigências e preferências do ambiente onde pretendem trabalhar.

Uma das ações fundamentais que devem ser tomadas por quem pretende conseguir um novo emprego é preparar-se bem para as entrevistas - etapa que pode chegar a pesar mais do que a análise de currículos.

Orientações
Segundo a consultora e psicóloga da consultoria M&S Elaine Lombardi, a preparação dos jovens para conseguir um emprego deve se estender sobre uma série de atividades que podem lhe conferir maior conhecimento sobre temas que costumam ser tratados cotidianamente. Dessa forma, ressalta, é importante estar atualizado, ler livros e revistas e assistir a filmes, por exemplo.

Entrevistas
Elaine frisa que, em muitos casos, as entrevistas "navegam por vários temas", que não necessariamente estão ligados à atividade a ser desempenhada no estabelecimento. Uma dica que pode ajudar bastante em processos seletivos, ilustra, é ensaiar as entrevistas com amigos ou familiares, que poderão avaliar o desempenho e fazer sugestões.

Aparência
A consultora acrescenta que os cuidados com a aparência são fundamentais, tanto no que se refere à higiene, quanto às exigências de cada empresa. Cuidados com cabelo, unhas e maquiagem são necessários, assim como priorizar uma vestimenta formal e cores neutras.

Eliane Lombardi aponta ainda a necessidade de ter sempre muita atenção quanto ao currículo, para que ele esteja sempre atualizado e não contenha erros de digitação que possam comprometer, por exemplo, informações de contato. Para quem, após a seleção, não foi aprovado, Eliane ressalta que o importante é não desistir nem desanimar. Ao contrário, diz, o ideal é que o candidato à vaga tente fazer uma autoavaliação para perceber os pontos em que pode ter falhado, para que, em uma próxima oportunidade, possa aprimorá-los e garantir um resultado melhor. (JM) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário