domingo, 28 de agosto de 2011

Mesmo com greve, estudantes não param preparação

Fonte: www.opovo.com.br/jornaldehoje

Apesar da greve, estudantes da rede pública do Estado não deixam de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado em outubro. Aulões são oferecidos voluntariamente por professores
27.08.2011| 17:00

Aulão realizado na Escola Adauto Bezerra: Enem exige uma preparação específica para o estilo de prova (FOTO: RAFAEL CAVALCANTE) 
Aulão realizado na Escola Adauto Bezerra: Enem exige uma preparação
específica para o estilo de prova (FOTO: RAFAEL CAVALCANTE)


O dia começa e apenas uma sala da Escola Adauto Bezerra tem alunos. Os estudantes procuram a escola para assistir aos aulões que estão sendo oferecidos voluntariamente pelos professores mesmo durante a greve. A iniciativa atende aos jovens do terceiro ano que vão fazer pela primeira vez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em outubro como Gabrielle Onofre.

Gabrielle conta que ainda não sabe a que curso vai se submeter no exame, mas participa dos aulões para reforçar o conteúdo nos últimos dois meses antes da prova. “Nossa intenção é dar suporte aos alunos”, afirma Humberto Mendes, diretor da escola. Segundo ele, cerca de 40% do total dos alunos do último ano do Ensino Médio tem comparecido às aulas, ministradas nos três turnos. Os alunos também participam de simulados das provas e têm, à disposição, biblioteca e ambiente de estudos da escola.


“O aluno que tem a convicção da necessidade de preparação não deixa de vir para o colégio”, avalia o diretor. Os aulões são realizados como um projeto voluntário em 26 escolas de Ensino Médio. O modelo, segundo Humberto, veio do adotado em 2009, também durante uma paralisação dos docentes. Nos aulões, o conteúdo é a continuação do que era ministrado antes da greve, que começou no dia 5 deste mês.


“O Enem é uma prova que precisa de uma preparação específica para o estilo”, explica Humberto. Hugo Victor é um dos professores que participam dos aulões para o Enem. Ele dá duas aulas de matemática por semana durante o projeto, e tira dúvidas dos alunos que o procuram na biblioteca. “O retorno que temos é o bom resultado do aluno”.


Para Hugo, é importante mostrar para os alunos, na reta final, que eles estão preparados para fazer o exame. “Além de orientar para o estudo, estamos aqui para motivar, porque esse é um período em que eles estão muito nervosos”, afirma.


Apoio extra
Como complemento ao material, os alunos da Escola Adauto Bezerra receberam os fascículos elaborados pela Fundação Demócrito Rocha (FDR) voltados para o Enem. A FBR, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), distribuiu fascículos para alunos dos 184 municípios do Ceará.

Os fascículos são encartados toda semana junto ao O POVO e trabalham as temáticas cobradas no Enem. O curso busca reforçar os conteúdos de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, e da redação. O reforço do conteúdo para o exame também é feito por videoaulas e rádioaulas na TV O POVO e na Rádio O POVO/CBN e conteúdo extra na Internet.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Em 2011, o Enem será aplicado pela segunda vez como seleção para diversas instituições de Ensino Superior do País. O exame será aplicado nos dias 22 e 23 de outubro e, no Ceará, seleciona os estudantes para a UFC e o IFCE.

SAIBA MAIS
A Seduc também está realizando aulões voltados para a preparação dos alunos de 3º ano para o Enem. A preparação será oferecida em todos os sábados até o dia 8 de outubro por professores da rede pública de ensino. No dia 3 de setembro, acontece aulão no Colégio Estadual Liceu do Ceará (Praça Gustavo Barroso, s/n - Jacarecanga). Serão ministrados os conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação.

O curso Enem 2011 é elaborado pela Fundação Demócrito Rocha desde o ano passado, primeira vez que o exame foi utilizado como processo seletivo para a UFC e para o IFCE. Na primeira edição, foram cadastrados no site mais de 68 mil pessoas.

Os fascículos do Enem são encartados todas as segundas-feiras e quintas-feiras alternadas junto ao O POVO. Os assuntos referentes ao exame são trabalhados em cada um, e amanhã será encartado o fascículo com a temática Ciências da Natureza e suas Tecnolologias.

Um simulado também estará disponível de amanhã até o dia 11 de setembro, com resultado no dia 12.
Mariana Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário