terça-feira, 16 de agosto de 2011

16 DE AGOSTO: DIA DO FILÓSOFO

O filósofo (termo utilizado pela primeira por Pitágoras na Grécia Antiga) é aquele que ama o conhecimento, aquele que busca incessantemente o saber. Uma busca descompromissada, que tem como objetivo conhecer o que não se conhecia ontem, para compreendê-lo hoje e repensá-lo amanhã.

Se Tales é considerado o primeiro filósofo, Sócrates nos oferece a oportunidade de pensar sobre nós mesmos antes de qualquer coisa: CONHECE-TE A TI MESMO - esta era a inscrição na porta do Oráculo de Delfos. O ateniense, que se tornaria o grande pensador da Filosofia clássica, aconselhava os seus concidadãos a refletirem sobre suas vidas, suas atitudes, seus pensamentos: quem sou eu? Pertinente para qualquer pessoa em qualquer época.

Para quem pouco ou nada estudou sobre Filosofia, certamente já ouviu o nome de grandes pensadores ou expressões relacionadas a eles: Sócrates, Platão, amor platônico, Santo Agostinho, maquiavélico, sofisma, teorema de Pitágoras, Rousseau, plano cartesiano, Marx, socialismo, comunismo, são alguns exemplos.

Refletir, criticar, transformar: são vinte e seis séculos de Filosofia e um incontável número de pessoas que não se conformavam com as respostas dadas e aceitas pela maioria. Neste dia, que os "amantes da sabedoria" saibam como são importantes, já que faz parte de seu ofício perguntar quando ninguém duvida; questionar quando todos já calaram; levantar-se quando a humanidade já está de joelhos diante da hipocrisia e da alienação.

Parabéns a todos que não têm preguiça de pensar por conta própria.

                                               
                                                                                                      Nivardo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário