Redação Web | 10h31 | 22.04.2013
Serviço passa a valer no dia 15 de junho
O cadastro para o Bilhete Único começou nesta segunda-feira (22) e serão investidos R$ 2 milhões para adaptar a frota de ônibus ao novo serviço, segundo o Sindicato das Empresas de Ônibus (Sindiônibus). Após a integração total do Bilhete único, os usuários pagarão apenas uma passagem e utilizarão o transporte público de Fortaleza quantas vezes quiserem, em até 2 horas.
Usuário poderão utilizar mais de um ônibus sem passar por terminais. FOTO: Fabiane de Paula
Usuário poderão utilizar mais de um ônibus sem passar por terminais. FOTO: Fabiane de Paula
O investimento feito contempla a adaptação dos veículos e a implantação do sistema de biometria nos bilhetes, que por serem individuais, trarão nome e fotografia do portador. A ideia da Prefeitura é diminuir as fraudes e falsificações.
>Prefeitura de Fortaleza abre cadastro para bilhete único
>Prefeitura de Fortaleza abre cadastro para bilhete único
O Bilhete Único passa a valer, na Capital, em três etapas, com a primeira iniciando a partir do dia 15 junho, apenas nos ônibus urbanos. Já na segunda etapa, o bilhete também poderá ser utilizado nas vans da cidade, entretanto, Roberto Claúdio não deu prazos para quando o processo terá início. Na última etapa, prevista para ser iniciada em 2014, o metrô também será integrado ao sistema. Segundo o prefeito, o sistema será o "mais moderno do país".
O cadastro pode ser feito por toda população em 11 unidades de atendimento distribuídas nos 7 terminais de Fortaleza, em praças (Coração de Jesus e do Ferreira), na Etufor e no Sindiônibus.
Estudantes terão 2 documentos
Estudantes terão 2 documentos
Os estudantes que quiserem fazer integração nos ônibus de Fortaleza necessitarão do Bilhete Único para o deslocamento. Desta forma, ficarão com 2 documentos: a carteira de estudante, para garantir o direito à meia entrada cultura, e o Bilhete, para utilização nos ônibus.
Os usuários que utilizam Passcard, vale-transporte atualmente em vigência, ou memo que possuem carteira de estudante com crédito, poderão transferir os valores para o cartão do Bilhete Único. Entretanto, somente com o novo sistema poderão fazer integração.
Quem optar por continuar com o Passcard poderá utilizar os ônibus normalmente, entretanto, não fará integração, tendo de pagar uma passagem para cada ônibus que utilizar, exceto quando trafegar pelos terminais.
Procedimentos para realizar o cadastro
No ato do cadastramento, os usuários deverão apresentar os seguintes documentos: CPF, RG e comprovante de residência com CEP. Quem possui o vale transporte eletrônico, o cartão avulso ou a carteira de estudante também deverá apresentá-los. Após o cadastro dos dados, os interessados farão a biometria facial, um registro fotográfico para garantir mais segurança ao sistema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário