Diário do Nordeste Online/ Agência Estado | 10h55m | 28.07.2012
Sarah Menezes se tornou a primeira judoca brasileira campeã olímpica, em Londres. A piauiense venceu a romena Alina Dumitru, na categoria até 48 Kg, que foi campeã olímpica dos jogos de Pequim, em 2008. A brasileira aplicou um Yuko e um Waza-ari.
"Ainda não caiu a ficha completamente. Estou muito feliz. Fundamental foi manter a tranquilidade e a raça e a vontade de ganhar na hora da luta", disse a campeã olímpica, que começou a treinar a arte marcial aos nove anos de idade. "Quando iniciei, lá no Piauí, eu não imaginava que chegaria aqui. Deve estar todo mundo em festa nesse momento. Obrigado a todos".
Campanha
Até chegar à semifinal em Londres, Sarah só precisou acertar dois golpes. De resto, contou com punições para as adversárias. Na estreia, ela teve trabalho diante da vietnamita Ngoc Tu Van, apenas a 59.ª do ranking mundial. Conseguiu um yuko logo de início, mas depois apenas controlou para que a rival não golpeasse. No fim da luta, a asiática acabou advertida duas vezes, sofreu o segundo yoko, e viu Sarah só administrar o resultado no fim.
Na luta seguinte, a brasileira voltou a fazer um confronto complicado, diante da francesa Laeticia Payet, 12.º do ranking mundial, e só conseguiu acertar um golpe faltando 19 segundos para o fim da luta. O yuko garantiu a vitória para Sarah.
Nas quartas de final, Sarah encarou a chinesa Shugen Wu, nona melhor do mundo e atual vice-campeã da Ásia. E logo a brasileira pontuou, aproveitando-se de duas advertências para a rival. Nos instantes finais foi a vez de a piauiense ser passiva demais, ser advertida, mas nada que impedisse a vitória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário