Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
15.09.2012
São Paulo. O número de professores com doutorado nas instituições de ensino superior privado no País aumentou apenas 3,3 pontos percentuais em uma década, de 2001 a 2010.
Do total de docentes nas entidades particulares, 15% têm grau acadêmico de doutor - cerca de 33 mil pesquisadores. Nas instituições públicas, o percentual de doutores saltou de 36% para 50% no mesmo período.
Os dados sobre a evolução na titulação dos professores fazem parte do relatório do Censo da Educação Superior de 2010, consolidado em agosto deste ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No documento, o Inep afirma que o porcentual atual das funções docentes de doutorado nas particulares é "bastante reduzido". Já a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) - entidade que representa 400 instituições privadas - alega que a maioria das unidades particulares não tem o título de universidade.
Segundo o consultor da Abmes, Celso Frauches, a maioria das instituições privadas é formada por centros universitários ou faculdades e não haveria obrigação de realizar pesquisa com professores de maior titulação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário