terça-feira, 22 de novembro de 2011

Professores realizam atos distintos

Fonte: www.opovo.com.br/politica
22.11.2011| 01:30

Às vésperas da assembleia que pode definir os rumos do movimento dos professores da rede estadual do Ceará, que reivindicam a implantação do piso salarial na carreira, uma divisão na categoria é cada vez mais evidente. Enquanto o Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc) promove hoje debate sobre modelo de gestão escolar para escolas estaduais e municipais, articulados por membros das zonais - grupos de docentes de várias regiões da Cidade - estudantes realizam passeata sem o respaldo do sindicato.

Conforme O POVO publicou na última terça-feira, a Apeoc tem enfrentado dificuldades em liderar o movimento dos professores, cujas decisões tomadas em votação são cada vez mais apertadas e questionadas.


A próxima assembleia geral dos docentes, que deve decidir pelo retorno ou não da paralisação das atividades, está agendada para sexta-feira. Porém, um dia antes, na quinta-feira, será a vez dos próprios professores marcharem, ao que tudo indica, também sem o apoio do sindicato.


Segundo o professor João Iranildo, do Colégio José Bezerra de Menezes, a direção do Sindicato foi procurada para participar e dar suporte ao evento. Porém, no que o professor definiu como uma estratégia para protelar a decisão, diretores informaram que a executiva se reuniria para avaliar a possibilidade.


Apeoc decide hoje
Vice-presidente do sindicato, Reginaldo Pinheiro afirmou que o encontro deve ocorrer ainda hoje. Porém, ele se negou a dar mais informações pois estaria dirigindo. Integrante do movimentos das zonais, a ex-vereadora Rosa da Fonseca ressaltou a importância do evento.

De acordo com a ex-parlamentar, na quinta-feira, os docentes realizarão passeata, às 15h, no Centro. O percurso irá da Praça Clóvis Beviláqua até a Praça do Ferreira. Segundo Rosa, o objetivo é conscientizar as pessoas de que a proposta apresentada pelo Governo do Estado não atende as principais reivindicações da categoria, que são “repercussão do piso na carreira e um terço da carga horária para atividades extra-classe”.

Ainda hoje, às 9h, a secretária da Educação, Izolda Cela, receberá na secretaria uma comissão de pais de alunos, para falar sobre prejuízos da greve e da possibilidade de uma nova paralisação. (Thiago Paiva)

SERVIÇO

Marcha dos estudantes
Quando: Hoje, às 8h.
Trajeto: Da Praça da Imprensa até a Assembleia Legislativa.

Debate Apeoc sobre gestão
Quando: Hoje, às 15h30min
Onde: Auditório da Apeoc
Endereço: Rua Sólon Pinheiro, 1306, Bairro de Fátima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário