sábado, 26 de novembro de 2011

Professores estaduais votam pela continuidade das negociações sem paralisação das aulas

Fonte: www.opovo.com.br/politica
25.11.2011| 09:46
Atualizada às 11hmin

Professores estaduais decidiram pela continuidade das negociações com o Governo do Estado, sem paralisação das aulas, em assembleia no Ginásio Paulo Sarasate na manhã desta sexta-feira, 25. O ginásio estava tomado pelos docentes e o clima ficou tenso após a votação, devido à insatisfação de alguns professores que defendiam uma nova greve. Grupos de estudantes da rede estadual também acompanharam o movimento.

O professor Reinaldo Mapurunga defendeu o retorno da paralisação, e chamou o sindicato de "pelego". Em sua fala, o presidente da Apeoc, Anísio Melo, posicionou-se favorável à manutenção das negociações.

Após a votação, professores que queriam a volta da greve se revoltaram. O presidente da Apeoc, Anízio Melo, precisou ser escoltado por outros membros do sindicato, porque algumas pessoas queriam agredi-lo.

Dentro do ginásio, houve confroto e quebra-quebra. Um grupo de docentes ainda se dirigiu ao lado de fora do ginásio e tentaram depredar um carro, que pensavam ser de Anízio Melo. Não há informação sobre feridos graves.

Do lado de fora do ginásio, professores queimaram crachás e bandeiras do sindicato Apeoc.

Veja imagens da manifestação


Fotos: Edimar Soares

O presidente da Comissão de Educação da OAB-CE, Edimir Martins, esteve na votação e defendeu que a assembleia deveria ter sido mediada por alguma entidade isenta à questão, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) ou a própria OAB. "O processo não devia ter sido regido pela Apeoc, que é a parte interessada no processo", disse Edimir à rádio O POVO/CBN.

Ainda assim, segundo Edimir, a assembleia deve ser considerada legítima, a menos que alguma entidade queira contestar a votação judicialmente.

Em contato com O POVO Online, o advogado da Apeoc, Fabiano Lima, disse que a condução da assembleia por parte do presidente da Apeoc é norma prevista no estatuto do sindicato. "A assembleia foi conduzida dentro da legalidade. Ilegal seria se fosse conduzida pela CUT ou OAB, que são entidades estranhas ao processo", disse Fabiano.

Segundo Fabiano, ambas as entidades foram convidadas pela própria Apeoc a presenciarem a assembleia, mas apenas como observadoras. 
 
Entenda o caso
A crise entre os professores da rede estadual e o Governo Cid Gomes (PSB) começou em agosto deste ano, quando a categoria deflagrou uma greve que durou 63 dias. No último dia 7 de outubro, os professores decidiram suspender a greve, mas prometeram continuar na luta pelas reivindicações sob ameaça de nova interrupção.

Redação O POVO Online

Surto de gripe suína é identificado em Pedra Branca

Fonte: www.opovo.com.br/jornaldehoje
26.11.2011| 21:00

Onze adolescentes, alunos do Colégio Agrícola de Pedra Branca, foram diagnosticados com a gripe H1N1 (gripe suína). De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o surto da doença estaria concentrado na escola agrícola. No local, foi coletado material para exame em 91 pessoas que foram notificadas com suspeita da enfermidade.

No entanto, exames realizados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), confirmou somente os 11 casos. Os pacientes confirmados com a enfermidade estão sendo acompanhados e monitorados pelas vigilâncias epidemiológicas da Saúde estadual e da Secretaria de Saúde Municipal de Pedra Branca.

Autoridades de saúde do município comunicaram que a suspeita é de que a transmissão tenha ocorrido por meio de uma pessoa da cidade que teve contato com um paciente infectado pelo vírus em São Paulo. A Secretaria da Saúde do Estado informa que já liberou a medicação indicada para o tratamento dos pacientes de Pedra Branca. Profissionais de saúde da cidade e a população foram orientados para que fiquem alertas para os sintomas da gripe H1N1. Os sintomas da gripe suína são febre, confusão ou falta de atenção, tonturas, secreção nasal, dor no peito ou estômago e dificuldade respiratória.

De acordo com a Sesa, este ano, de 43 mil habitantes de Pedra Branca, 17 mil foram vacinados contra gripe. Nesse universo, estão cerca de 94% das crianças com menos de 1 ano e 95% dos idosos. Os adolescentes atingidos pela H1N1 não receberam a imunização, uma vez que não faziam parte da faixa etária priorizada na campanha.

Números

11é o número de casos de gripe suína já confirmados pela Secretaria de Saúde no município de Pedra Branca.

OAB recomenda apenas três dos 17 cursos de Direito do Ceará

Fonte: www.opovo.com.br/jornaldehoje
Nenhuma faculdade particular obteve desempenho satisfatório em levantamento feito pela Ordem dos Advogados do Brasil. Elas ficaram com média abaixo de 5, quando considerados o Enade e o Exame da própria OAB
26.11.2011| 01:30

Os cursos de Direito da UFC (foto), da UVA-Sobral e da Urca-Crato foram os únicos recomendados pela avaliação da OAB (FOTO: BANCO DE DADOS) 
Os cursos de Direito da UFC (foto), da UVA-Sobral e da Urca-Crato foram
os únicos recomendados pela avaliação da OAB (FOTO: BANCO DE DADOS)
 
Bruno de Castro
brunobrito@opovo.com.br
Somente três dos 17 cursos de Direito reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) no Ceará têm qualidade recomendada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Universidade Federal do Ceará (UFC-campus Benfica), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-Sobral) e Universidade Regional do Cariri (Urca-Crato) foram as únicas com médias iguais ou superiores a cinco no “Programa OAB Recomenda – Selo OAB”.

O estudo foi desenvolvido pela seção nacional da ordem e considerou o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2009 e os resultados dos três últimos testes aplicados pela própria OAB. O resultado representa um índice de reprovação de 82,36% das instituições cearenses.

 
Das aprovadas, uma é gerida pelo Governo Federal e duas compõem a estrutura do Estado. As 14 demais são particulares - sendo 13 faculdades e uma universidade (ver quadro). Nenhuma nota, porém, foi disponibilizada pela OAB. Apenas quem eram os melhores avaliados em cada Unidade da Federação.

 
Em comparação com a edição anterior, a situação do Ceará está melhor. Antes, somente a UFC tinha, para a OAB, um curso positivo de “variáveis qualitativas e quantitativas”, como a ordem descreve o objetivo do Selo.

 
O panorama nacional também é nada animador. Dos 791 cursos selecionados, apenas 90 alcançaram desempenho satisfatório. Isso significa dizer que 88,63% das faculdades, universidades e centros universitários brasileiros oferecem cursos padrão.

 
São Paulo, Minas Gerais e Paraná lideram em quantidade de cursos “aprovados”. São 14, 11 e oito, respectivamente. Alagoas, Amazonas, Amapá, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins ocupam, empatados, a última posição. Cada estado conta com apenas um curso bem analisado. Acre e Mato Grosso do Sul não tiveram cursos recomendados.

 
O Ceará é o nono no ranking nacional e o quarto do Nordeste com as maiores aceitações. No Nordeste, fica atrás da Bahia (6), Piauí (5) e Paraíba (4). “Apesar dos seus 11 semestres, Direito é uma “correria”. Prova disso é que muita gente precisa fazer um curso só para o exame de ordem”, diz o aluno do 7º semestre da Universidade de Fortaleza (Unifor), Fernando Luiz de Sousa Pinto.

 
Ele foi um dos testados no Enade 2009. E contesta a medição da capacidade de estudantes e instituições com base somente no resultado de provas. “Muita gente faz pressionado pela universidade. O aluno é escolhido para fazer a prova sem a livre escolha de querer ir ou não. E o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Quem vai faltar a prova colocando o diploma em risco?”, pondera. (Colaborou Mariana Lazari)


ENTENDA A NOTÍCIA
O estudo da OAB nacional considerou o desempenho das faculdades no Enade 2009 e no exame de ordem da própria instituição. Quem obtivesse média igual ou superior a cinco receberia a recomendação.

Saiba Mais

 
Segundo a OAB, o estudo considerou os 1.210 cursos de Direito do Brasil. Foram excluídos da análise os cursos que não participaram dos três últimos exames da OAB (2010.2, 2010.3 e 2011.1) e com menos de 20 inscritos em cada teste. Assim, o universo caiu para 791 cursos.
 
Os dados dos exames foram tabelados pela Fundação Getúlio Vargas, responsável pela aplicação das provas. O exame é prestado por bacharéis e estudantes de Direito dos dois últimos semestres do curso.

 
No tocante ao Enade, foram analisados os alunos ingressantes (fim do primeiro ano de curso) e os concluintes (fim do último ano de curso).

 
As instituições sem conceito de Enade receberam nota zero para este quesito no estudo da OAB.
 
104 cursos chegaram à fase final de avaliação, mas foram excluídos por não disporem de reconhecimento ou renovação do reconhecimento dos cursos de graduação em Direito.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Professores realizam atos distintos

Fonte: www.opovo.com.br/politica
22.11.2011| 01:30

Às vésperas da assembleia que pode definir os rumos do movimento dos professores da rede estadual do Ceará, que reivindicam a implantação do piso salarial na carreira, uma divisão na categoria é cada vez mais evidente. Enquanto o Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc) promove hoje debate sobre modelo de gestão escolar para escolas estaduais e municipais, articulados por membros das zonais - grupos de docentes de várias regiões da Cidade - estudantes realizam passeata sem o respaldo do sindicato.

Conforme O POVO publicou na última terça-feira, a Apeoc tem enfrentado dificuldades em liderar o movimento dos professores, cujas decisões tomadas em votação são cada vez mais apertadas e questionadas.


A próxima assembleia geral dos docentes, que deve decidir pelo retorno ou não da paralisação das atividades, está agendada para sexta-feira. Porém, um dia antes, na quinta-feira, será a vez dos próprios professores marcharem, ao que tudo indica, também sem o apoio do sindicato.


Segundo o professor João Iranildo, do Colégio José Bezerra de Menezes, a direção do Sindicato foi procurada para participar e dar suporte ao evento. Porém, no que o professor definiu como uma estratégia para protelar a decisão, diretores informaram que a executiva se reuniria para avaliar a possibilidade.


Apeoc decide hoje
Vice-presidente do sindicato, Reginaldo Pinheiro afirmou que o encontro deve ocorrer ainda hoje. Porém, ele se negou a dar mais informações pois estaria dirigindo. Integrante do movimentos das zonais, a ex-vereadora Rosa da Fonseca ressaltou a importância do evento.

De acordo com a ex-parlamentar, na quinta-feira, os docentes realizarão passeata, às 15h, no Centro. O percurso irá da Praça Clóvis Beviláqua até a Praça do Ferreira. Segundo Rosa, o objetivo é conscientizar as pessoas de que a proposta apresentada pelo Governo do Estado não atende as principais reivindicações da categoria, que são “repercussão do piso na carreira e um terço da carga horária para atividades extra-classe”.

Ainda hoje, às 9h, a secretária da Educação, Izolda Cela, receberá na secretaria uma comissão de pais de alunos, para falar sobre prejuízos da greve e da possibilidade de uma nova paralisação. (Thiago Paiva)

SERVIÇO

Marcha dos estudantes
Quando: Hoje, às 8h.
Trajeto: Da Praça da Imprensa até a Assembleia Legislativa.

Debate Apeoc sobre gestão
Quando: Hoje, às 15h30min
Onde: Auditório da Apeoc
Endereço: Rua Sólon Pinheiro, 1306, Bairro de Fátima.


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Falsa notícia diz que Denzel Washington morreu

Fonte: http://entretenimento.br.msn.com/famosos

FAMOSIDADES
FAMOSIDADES

Por FAMOSIDADES
SÃO PAULO - Denzel Washington foi mais uma das vítimas de um site americano que gera notícias falsas e que normalmente acabam se espalhando por todo o mundo. Os donos do site publicaram que o ator teria morrido em um acidente bizarro de snowboarding.
O agente de Denzel logo tratou de desmentir os boatos e explicou que o ator está muito bem e, no momento, está em Atlanta trabalhando.
Além dele, celebridades como Jeff Goldblum, Tom Cruise, Harrison Ford, Charlie Sheen, Adam Sandler, Owen Wilson e Luke Perry já foram “assassinadas” pelo site. 

Relógio de James Bond é arrematado por 150.000 euros em leilão

Fonte: http://www.opovo.com.br/

14.11.2011| 13:33
Genebra, Suíça, 14 Nov 2011 (AFP) - Um Rolex muito especial, usado por Roger Moore, ou James Bond, no filme "Live and Let Die" ("Viva e Deixe Morrer"), foi vendido por 180.000 francos suíços (150.000 euros) nesta segunda-feira, num leilão da casa Christies, em Genebra.

O relógio, equipado com um "serrote circular" em miniatura, estava avaliado entre 200.000 e 400.000 francos suíços, mas houve dificuldades de encontrar quem desse o lance, uma vez que precisava de alguns ajustes.

Assim, para ficar com o o relógio, o comprador deverá desembolsar 219.000 francos suíços (182.000 euros), segundo um porta-voz da Christies; mas, de qualquer jeito, ele quer permanecer anônimo.

Trata-se de um "Rolex Submariner", em aço inoxidável, possuindo inúmeros dispositivos, que permitiriam a Bond sair de situações perigosas.

Também é equipado com um ímã "que libera um campo magnético muito forte, para desviar os tiros eventuais disparados contra o agente 007".

EUA apresentam nova bomba de 13 toneladas

Fonte: www.opovo.com.br/maisnoticias
16.11.2011| 06:51


WASHINGTON, EUA, 15 Nov 2011 (AFP) - A Força Aérea dos Estados Unidos iniciou a entrega de bombas convencionais de mais de 13 toneladas dotadas de um poder de penetração suficiente para destruir instalações militares subterrâneas.

Batizada de MOP ("Massive Ordonance Penetrator", "Munição Penetrante Maciça"), a bomba mede seis metros e pesa 13,6 toneladas, 2,3 delas de explosivos.

Segundo a agência do Pentágono responsável pela redução das ameaças, a bomba foi concebida com o objetivo de "alcançar e destruir as armas de destruição em massa enterradas a muita profundidade".

Lançada por um bombardeiro B-52 ou B-2 e guiada até o alvo por GPS, a MOP é capaz de penetrar a 20 metros de profundidade, antes da explosão.

Metade da população brasileira vive com menos de um salário mínimo, segundo IBGE

Fonte: www.opovo.com.br/maisnoticias

16.11.2011| 09:12

 
A distribuição de renda no Brasil ainda é bastante desigual, apontam os dados do Censo Demográfico 2010. Os resultados mostram que, apesar da média de R$ 668, 25% das pessoas possui rendimento médio mensal de até R$ 188, o que equivale a cerca de R$ 6,25 por dia, e metade da população tem rendimento per capita de até R$ 375, menos do que o valor do salário mínimo em 2010 (R$ 510).

O índice de Gini*, que mede o grau de desigualdade na distribuição de renda entre 0 e 1, registrou um total de 0,526 no nível brasileiro. O Centro-Oeste (0, 544) é a região com maior diferença na distribuição de renda, seguida pelo Nordeste (0,530), Norte (0,526), Sudeste (0,511) e Sul (0,481).

De acordo com o Censo 2010, a incidência de pobreza é maior nos municípios de porte médio, com população de 10 mil a 50 mil pessoas. A proporção média de habitantes que vivem com até R$ 70 de rendimento é de 6,3%. Já nos municípios com 10 mil a 20 mil habitantes, a proporção chega a ser duas vezes maior (13,7%).

Nas cidades com mais de 500 mil habitantes, menos de 2% da população vive com até R$ 70 e apenas ¼ das pessoas vivem com até meio salário mínimo de rendimento domiciliar.

*O valor do índice ou coeficiente de Gini varia de 0, quando todos os indivíduos ganham o mesmo valor, a 1, quando apenas um indivíduo concentra toda a renda da sociedade.

Redação O POVO Online

domingo, 6 de novembro de 2011

Governo propõe 15% de aumento a docentes

Fonte: www.opovo.com.br/jornaldehoje

Pela nova proposta, os professores a re de estadual receberiam aumento de 7,5 já neste mês
05.11.2011| 01:30

Professores e membros do Governo se reuniram por várias horas ontem  (DIVULGAÇÃO)
Professores e membros do Governo se reuniram por várias horas ontem (DIVULGAÇÃO)
 
Bruno Cabral
brunocabral@opovo.com.br

Em mais uma reunião com os professores da rede estadual de ensino, o Governo do Estado apresentou ontem uma proposta de aumento salarial imediato de 15% para todos os profissionais do magistério (efetivos, temporários, aposentados e pensionistas) que será pago em duas parcelas. A primeira de 7,5%, que já seria recebida neste mês de novembro, e a segunda de 7% (sobre o novo valor) a partir de janeiro de 2012. Além dos 15%, o governo propôs gratificação de 20% para professores com título de mestrado, e de 30% para doutores. Todos os aumentos são baseados na atual tabela.

Para garantir esses aumentos, serão utilizados recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica a de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de forma escalonada, apenas para o pagamento de salários: 75% em 2012, e 80% para os anos de 2013 e 2014. Como consequência, os investimentos na infraestrutura das escolas e material didático diminuirá em 2012 (5%) e será zero nos dois anos seguintes. Os 20% restantes serão utilizados com as despesas diárias das escolas. Outra proposta foi a implantação, a partir de 2012, do regime de um terço da carga horária para atividades de planejamento.

 
Segundo a secretária da Educação, Izolda Cela, com essa proposta o governo chegou ao seu limite. O único ponto que ainda pode ser modificado, disse ela, é a possibilidade de, já em 2012, utilizar mais do que os 75% propostos de recursos do Fundeb para o pagamento da folha salarial, cuja resposta será dada até a próxima quarta-feira (9). “A proposta apresentada se relaciona com todos os 11 pontos estabelecidos como parâmetro para a retomada das negociações”, disse Izolda, “de forma parcial ou integralmente”. A secretária considera o aumento da vinculação de recursos do Fundeb para o pagamento de pessoal o grande avanço da nova proposta.

 
“A minha expectativa é que isso seja visto pela categoria como um avanço. É claro que o anseio (dos professores), que é legítimo, compreensível, é que pudéssemos de imediato, ter percentuais mais elevados de aumento. Mas a categoria precisa analisar e ver também os parâmetros de realidade. Nós estamos esses dias todos trabalhando com planilhas orçamentárias. Não estamos escondendo o jogo”, disse a secretária.

 
O presidente do Sindicato dos Professores do Ceará (Apeoc), Anízio Melo, considerou importante a proposta do governo e disse esperar o aumento do percentual de recursos do Fundeb para 2012. “As propostas dialogaram com os 11 pontos que eram os parâmetros para a negociação. Mas precisamos ainda de ajustes”, disse. “Achamos importante a manutenção da estrutura da carreira do nível superior, a manutenção do interstício, a manutenção da regência de classe vinculada à referencia de cada professor. Em contraposição a proposta do nível médio que repudiamos por completo”. A categoria irá decidir, em assembleia geral, na próxima sexta-feira se volta ou não à greve.

Serviço

Assembleia Geral dos professores
Quando: sexta-feira (11/10)
Hora: 15horas
Onde: Ginásio Aécio de Borba

Ministério do Esporte doa R$ 753 mil a pista sem uso




Fonte: www.opovo.com.br/politica
06.11.2011| 08:05

O abandono de placas de borracha destinadas a pistas de atletismo simboliza, no interior da Bahia, o descontrole e a falta de critério que tomaram conta do Ministério do Esporte. A pasta abraçou uma ideia de um professor de capoeira e presidente da Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana (Famfs): transformar pneus velhos em pistas de atletismo. O resultado está nos galpões da entidade. O material está encalhado e abandonado.

O professor Antonio Lopes Ribeiro, presidente da Famfs, é parceiro antigo do Ministério do Esporte. Nos últimos oito anos, levou R$ 60 milhões da pasta em convênios dos programas Segundo Tempo e Pintando a Liberdade/Cidadania. Ele é personagem de dois inquéritos no Ministério Público por irregularidades no uso do dinheiro da pasta.

Com o discurso da sustentabilidade, o professor se ofereceu para receber dinheiro do Esporte pela produção, nas dependências de sua entidade, de pistas de atletismo com placas de resíduos de borracha. Em 2009, a fundação recebeu R$ 753 mil para fazer uma pista de atletismo móvel, a "primeira oficial do mundo", segundo palavras do professor Lopes e do site do ministério, e mais outras quatro fixas, todas com pneus velhos. O contrato foi assinado pelo hoje secretário nacional de Esporte Educacional, Wadson Ribeiro.

O convênio terminou em novembro de 2010. Um ano depois do fim do contrato, a "pista móvel" não saiu do lugar. Está abandonada, a céu aberto, em meio a poças de águas, desnivelada, com as placas soltas, em volta de um campo de futebol da fundação. E duas das pistas fixas estão encalhadas num galpão da instituição. Ao todo, ambas somam 40 mil placas de borracha em 10 mil metros quadrados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 Agência Estado
 
 

Os piores e melhores municípios

Fonte: www.opovo.com.br/jornaldehoje

Com um desempenho classificado moderado, o Ceará, juntamente com o Piauí, foi o Estado da Região Nordeste com mais desenvolvimento na última década
05.11.2011| 17:00
 

Artumira Dutra
artumira@opovo.com
O Ceará tem apenas um município, Eusébio, na classificação de alto desenvolvimento e a pior renda média (R$ 1.052,51) do País em 2009. Mesmo assim, na edição 2011 do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), dados de 2009 comparados com os de 2008, o Estado apresenta crescimento acima da média nacional que recuou em relação a 2008 em razão da crise econômica mundial. De 2000 a 2009, o índice geral cearense cresceu 33%, representando o maior desenvolvimento da Região Nordeste, juntamente com o Piauí (30,1%). No País, o desempenho cearense fica atrás apenas de Tocantins que alcançou 36,7%.

Os resultados de 2009 também mostram que o avanço do índice geral do Ceará deveu-se à melhora em todos os indicadores. A alta foi de 10,5%, em emprego e renda, alcançando patamar de desenvolvimento moderado; 4,6% em educação e 2,1% em saúde.

 
Dos 184 municípios cearenses, 89 (48,4%) apresentaram crescimento do IFDM nas três áreas de desenvolvimento em 2009. A melhora em educação e saúde no Estado foi expressiva e generalizada entre os municípios: 160 avançaram em educação (87,0%) e 150 em saúde (81,5%), diz o estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

 
Emprego e renda mostrou crescimento em dois terços (121 cidades do Ceará). Com os resultados o Ceará manteve a classificação de desenvolvimento moderado, ganhou uma posição entre os estados brasileiros, ficando na 12ª colocação em 2009. Para completar se tornou líder do ranking da Região Nordeste, ao ultrapassar Pernambuco.

 
Na análise dos indicadores socioeconômicos do Ceará, fica claro que houve melhorias significativas nos últimos dez anos, mas o Estado ainda está longe do desenvolvimento ideal. Entre 2000 e 2009, o Estado avançou 30,2% na área de emprego e renda, 41,7% na de educação e 28,0% em Saúde. Se continuar no ritmo atual, o Ceará pode levar mais uma década para chegar ao nível dos estados do Sudeste que têm a maioria dos municípios na condição de alto desenvolvimento.