01.04.2012
Algumas das novidades do plano original podem não se concretizar a tempo, retardando o cenário idealizado
Quando Fortaleza se candidatou para ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo, o governo do Estado e a Prefeitura apresentaram um pacote com 89 ações previstas para se rem finalizadas até junho de 2014. Após a definição da Matriz de Responsabilidades, contudo, um número reduzido de obras foi definido como essencial e as demais passaram não ser mais consideradas fundamentais para o evento, embora ainda tentem obedecer ao cronograma inicial.
Em meio ao esforço do poder público de executar os serviços nos 803 dias restantes, algumas das novidades que compunham o plano original podem não se concretizar a tempo, retardando a chegada do cenário idealizado pelos gestores para 2014.
Enquanto alguns projetos já foram finalizados ou estão próximas de serem concluídos, outros se arrastam em um processo que pode não chegar ao fim antes de junho de 2014. No caso das obras da segunda etapa do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), algumas delas, que inicialmente haviam sido anunciadas entre as dezenas de mudanças na malha viária de Fortaleza, só deverão ser finalizados após a Copa.
Quanto aos corredores de ônibus Siqueira-Centro e Conjunto Ceará-Centro, amais recente previsão da Prefeitura de Fortaleza é que os serviços comecem no próximo semestre e se estendam por três anos - tendo conclusão prevista para o segundo semestre de 2015.
Sem prioridade
O coordenador do Transfor, Daniel Lustosa, reforça que as obras não constam na Matriz de Responsabilidade - não sendo mais consideradas, desse modo, prioritárias para o evento - e assegura que o fato delas terem início no segundo semestre deste ano - o último da atual gestão municipal - não inviabiliza a execução das mudanças.
Entre os projetos que, embora ainda possam ser finalizados antes da Copa, e que correm o risco de não ficarem prontos a tempo, está a requalificação da Beira-Mar, executada pela Prefeitura de Fortaleza e que possui o Selo da Copa do Mundo.
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Fortaleza, Josenira Pedrosa, a expectativa é de que as obras tenham início até o final de junho. Como a previsão é de que os serviços durem dois anos, é possível que, do pacote de intervenções, algumas delas não sejam finalizadas antes do que se imaginava.
Ela destaca, porém, que é possível que os serviços se deem em menos tempo do que prevê o cronograma, fazendo com que a obra seja inteiramente finalizada antes de junho de 2014.
Atraso nos repasses
A coordenadora destaca que o cumprimento do cronograma não depende exclusivamente do Município, uma vez que a maior parte dos recursos investidos na obra são provenientes da União. Um dos possíveis entraves para a execução, exemplifica, é o atraso na liberação da verba repassada pelo Ministério do Turismo.
Esse tipo de problema ocorreu com as obras de urbanização do Morro Santa Terezinha, que também possuem o Selo da Copa do Mundo de 2014. Segundo Josenira, o Ministério do Turismo demorou mais tempo do que o esperado para liberar a segunda parcela de recursos, o que deverá implicar em atraso nos serviços, que iniciaram em maio de 2011 e tinham previsão de término de 11 meses.
A requalificação da Avenida Beira-Mar está orçada em cerca de R$ 282 milhões. O projeto, de autoria dos arquitetos Fausto Nilo, Esdras Santos e Ricardo Muratori, prevê uma série de reformas, como um novo aterro hidráulico, um espigão na altura da Avenida Desembargador Moreira, a recuperação do calçadão, além de área para ciclistas e coopistas, a reformulação da "feirinha" e a construção de pavilhão de convivência.
Também estão previstos a plantação de 1.500 novas árvores, reforço na iluminação, mudança no sistema de drenagem e hidráulico, um novo Mercado dos Peixes e a construção de linha do "bondinho". (JM)
Quando Fortaleza se candidatou para ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo, o governo do Estado e a Prefeitura apresentaram um pacote com 89 ações previstas para se rem finalizadas até junho de 2014. Após a definição da Matriz de Responsabilidades, contudo, um número reduzido de obras foi definido como essencial e as demais passaram não ser mais consideradas fundamentais para o evento, embora ainda tentem obedecer ao cronograma inicial.
Em meio ao esforço do poder público de executar os serviços nos 803 dias restantes, algumas das novidades que compunham o plano original podem não se concretizar a tempo, retardando a chegada do cenário idealizado pelos gestores para 2014.
Enquanto alguns projetos já foram finalizados ou estão próximas de serem concluídos, outros se arrastam em um processo que pode não chegar ao fim antes de junho de 2014. No caso das obras da segunda etapa do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), algumas delas, que inicialmente haviam sido anunciadas entre as dezenas de mudanças na malha viária de Fortaleza, só deverão ser finalizados após a Copa.
Quanto aos corredores de ônibus Siqueira-Centro e Conjunto Ceará-Centro, amais recente previsão da Prefeitura de Fortaleza é que os serviços comecem no próximo semestre e se estendam por três anos - tendo conclusão prevista para o segundo semestre de 2015.
Sem prioridade
O coordenador do Transfor, Daniel Lustosa, reforça que as obras não constam na Matriz de Responsabilidade - não sendo mais consideradas, desse modo, prioritárias para o evento - e assegura que o fato delas terem início no segundo semestre deste ano - o último da atual gestão municipal - não inviabiliza a execução das mudanças.
Entre os projetos que, embora ainda possam ser finalizados antes da Copa, e que correm o risco de não ficarem prontos a tempo, está a requalificação da Beira-Mar, executada pela Prefeitura de Fortaleza e que possui o Selo da Copa do Mundo.
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Fortaleza, Josenira Pedrosa, a expectativa é de que as obras tenham início até o final de junho. Como a previsão é de que os serviços durem dois anos, é possível que, do pacote de intervenções, algumas delas não sejam finalizadas antes do que se imaginava.
Ela destaca, porém, que é possível que os serviços se deem em menos tempo do que prevê o cronograma, fazendo com que a obra seja inteiramente finalizada antes de junho de 2014.
Atraso nos repasses
A coordenadora destaca que o cumprimento do cronograma não depende exclusivamente do Município, uma vez que a maior parte dos recursos investidos na obra são provenientes da União. Um dos possíveis entraves para a execução, exemplifica, é o atraso na liberação da verba repassada pelo Ministério do Turismo.
Esse tipo de problema ocorreu com as obras de urbanização do Morro Santa Terezinha, que também possuem o Selo da Copa do Mundo de 2014. Segundo Josenira, o Ministério do Turismo demorou mais tempo do que o esperado para liberar a segunda parcela de recursos, o que deverá implicar em atraso nos serviços, que iniciaram em maio de 2011 e tinham previsão de término de 11 meses.
A requalificação da Avenida Beira-Mar está orçada em cerca de R$ 282 milhões. O projeto, de autoria dos arquitetos Fausto Nilo, Esdras Santos e Ricardo Muratori, prevê uma série de reformas, como um novo aterro hidráulico, um espigão na altura da Avenida Desembargador Moreira, a recuperação do calçadão, além de área para ciclistas e coopistas, a reformulação da "feirinha" e a construção de pavilhão de convivência.
Também estão previstos a plantação de 1.500 novas árvores, reforço na iluminação, mudança no sistema de drenagem e hidráulico, um novo Mercado dos Peixes e a construção de linha do "bondinho". (JM)
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