sábado, 15 de fevereiro de 2014

PORTADORES DE DEFICIÊNCIA Centro profissionalizante é aberto

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
15.02.2014

cIDADE
Paratletas de várias modalidades terão acesso à quadra poliesportiva. Além disso, há academia de baixo impacto, piscina e auditório
FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES
Novo equipamento terá cursos de capacitação e espaço para esportes; cerca de 1.200 pessoas serão beneficiadas

Com o objetivo de capacitar e inserir no mercado de trabalho cearenses portadores de deficiência física, foi inaugurado, ontem, o Centro de Profissionalização para Pessoas com Deficiência (Cepid), na Barra do Ceará. O equipamento irá atender 1.200 pessoas, oferecendo cursos de capacitação e intermediando a contratação junto a empresas.
A cerimônia contou com as presenças do governador do Estado, Cid Gomes, do Ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias, e do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino. Somaram-se a eles deputados, vereadores, outras autoridades e representantes da sociedade.
O Cepid possui 4.988 m² de área, que englobam três salas de aula, dois laboratórios adaptados para capacitação em informática, um em hotelaria, além de oferecer capacitação nas áreas de comércio e serviços administrativos, confecção e moda inclusiva, Libras, formação de audiodescritores e braille. O equipamento possui ainda uma unidade de atendimento do Sine/CE, que fará o encaminhamento dos populares atendidos ao mercado de trabalho.
A infraestrutura do prédio contempla ainda uma academia de baixo impacto, auditório, piscina e quadra poliesportiva acessíveis aos paratletas de diversas modalidades.
O ministro Manoel Dias elogiou o Ceará pela construção do equipamento, classificando o Estado como "pioneiro" no trato da qualificação e inserção mercadológica das pessoas com deficiência. "Queria parabenizá-los pela sensibilidade, por atender a essa demanda importante. Este é um equipamento exemplar", elogiou.
Dias enalteceu ainda a abrangência de ações do Cepid. "Não conheço, no Brasil, obra tão grandiosa e que contemple tantos atos e permita a este setor importante ser inserido no mercado de trabalho. Não há mais argumento para dizer que não temos mão de obra qualificada", externou.
De acordo com Cid Gomes, o Cepid foi inspirado em um projeto paulista. "Não estamos querendo inventar a roda. O paralelo que encontramos foi uma ideia colocada no papel em São Paulo. Demorou muito, mas em momento nenhum faltou boa vontade", diz. O projeto foi concebido em 2007, na primeira gestão do governador.
Demanda
O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, apresentou dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), justificando a necessidade de um equipamento como o Cepid no Ceará. "Todas as empresas com mais de 100 funcionários tem que ter 2% das vagas para deficientes. Pelo menos 23.500 cearenses poderiam ter as vagas ocupadas. Hoje, só 9.600 estão no mercado. Isso, vamos impulsionar com esse equipamento aqui, casado com as parcerias que estamos fazendo. Vamos fazer o casamento da qualificação com a inserção no mercado de trabalho", apontou, enfatizando a Lei de Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91), que destina a reserva de 2% dos cargos das empresas com 100 a 200 funcionários para pessoas com deficiência.
De acordo com os dados do IBGE, cerca de 2,3 milhões de cearenses apresentam alguma deficiência. Destes, 937.584 possuem deficiência visual; 307.593, auditiva; 132.527, cognitiva e 462.316 com alguma deficiência física.
Já segundo a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), de 2012 para 2013 houve um aumento de 49% no número de pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho no Ceará. Foram 2.391 pessoas inseridas ano passado, diante de 1.595 no ano anterior.
Conquista
Para as pessoas com deficiência, o equipamento é celebrado com uma vitória. O revisor de braille Luiz Carlos Nascimento, 43, é deficiente visual. Presente na inauguração do Cepid, ele comemorou o espaço. "Vai trazer cursos profissionalizantes para qualificar e introduzir no mercado de trabalho. Para os mais jovens, vai ser muito bom".
Uma das reclamações que surgiram dos que irão usufruir do equipamento foi o transporte público. A linha Vila do Mar passa a três quarteirões do prédio inaugurado. Cid Gomes prometeu conversar com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, para alterar a rota e levar o ônibus para a porta do Cepid. "Vou falar com ele para que a linha do ônibus passe aqui na avenida (Senador Roberto Kennedy), que é uma via importante", prometeu o governador.
Levi de freitas
Repórter
ENQUETE
Qual é a importância do Cepid para você?
"Ele abre portas. Vai ser muito bom poder treinar na quadra. Aqui, a gente encontra tempo, espaço, condições. Vai abranger em tudo o deficiente. O Cepid vai ser uma escola de muita importância"
Anderson Ferreira
Instrutor de basquete
"É uma grande conquista na política pública do Estado. É uma vitória construir esse espaço para os deficientes. No Ceará, somos muitos. Tem que se fazer algo para tirar esse pessoal de casa"
Henrique Gurgel
Instrutor de natação

Nenhum comentário:

Postar um comentário