domingo, 12 de julho de 2015

Street store. Campanha arrecada roupas para doar a moradores de rua

Fonte: http://www.opovo.com.br/
12/07/2015
Inspirado em projeto sul-africano, grupo de voluntários reúne doações de roupas, acessórios e agasalhos para montar bazar gratuito para pessoas em situação de rua




TATIANA FORTES
Carla (de verde) e os amigos arrecadam roupas para doar a moradores de rua
A céu aberto, usando a calçada e o apoio de grades, uma loja de rua, com roupas, sapatos e agasalhos, vai se montando. É um bazar em que os vendedores são voluntários e os clientes, pessoas em situação de rua, que têm, pela primeira vez, o direito de escolher o que levar. A realidade retratada no vídeo oficial da campanha The Street Store conta uma história, infelizmente, muito comum. 
As cenas são de pessoas em situação de rua da Cidade do Cabo, na África do Sul. É em outro continente, mas poderia ser aqui. E foi isso que pensou a arquiteta Carla Sales, 29: por que não fazer em Fortaleza uma loja na rua com roupas doadas? “A pessoa é renegada, passa a vida quase invisível e, por um momento, ela é a figura principal. Eu acho genial a ideia da campanha, por ser uma corrente de gentileza. Vi o vídeo e não precisei de nada além da vontade”, conta Carla.

A vontade foi compartilhada com a mãe, a professora Isabel Sales, 56. As duas reuniram os amigos Jean Philippe, 35, Caroline Domingues, 29, e Cristtiano de Souza, 30 e colocaram um anúncio, utilizando a marca disponibilizada pela campanha africana, no Facebook. E a ação foi acolhida imediatamente por um monte de gente. Era começo de junho e o projeto já cresceu tanto que Carla não sabe mensurar quantos voluntários já participam e o quanto de peças foi arrecadado.

No meio do caminho, ela ainda descobriu que, em 2014, a ação foi realizada pela primeira vez em Fortaleza, na Praça do Ferreira, pela universitária Allícya Pereira, 17. Pouco depois, viu que outro grupo tentava organizar o mesmo projeto em Messejana. Juntaram-se todos e hoje são 38 pontos de coleta na Cidade, que recebem doações até o dia 20. A ideia é ultrapassar as 1.500 peças doadas na primeira edição, que Allícya define como gratificante.

Sensibilização
Depois da edição de 2014 na África, o projeto já foi replicado em diversas cidades pelo mundo. No Brasil, São Paulo, Florianópolis, Belém, Recife e Manaus também já montaram lojas de rua.

Carol acredita que a sensibilização de tanta gente para a causa seja a empatia provocada pela experiência. “Você dá dignidade àquela pessoa que está ali escolhendo o produto que quer, faz com que ela se sinta importante”, diz. E Jean complementa: “Esta é uma maneira de fazer que eles se sintam pessoas que não estão à margem”.

Serviço
The Street Store Fortaleza
Quando: sábado, 25/7, das 8h às 18 horas
Onde: Praça Coração de Jesus, Centro, Benfica, Messejana e Praça da Gentilândia (onde será do meio-dia às 18h)
Como doar: na página facebook.com/streetstorefortaleza há a lista com os pontos de coleta em cada bairro e o contato do voluntário que poderá receber. Há também posto de coleta no Shopping Parangaba, no piso L2, que recebe até o dia 24/7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário